Uma das empresas mais conhecidas de vídeo comunicação e trabalho remoto, a Zoom teve um grande crescimento durante a pandemia do coronavírus. Em um movimento quase irônico, contudo, a desenvolvedora de salas virtuais agora pede que seus próprios colaboradores retornem ao trabalho presencial.
Trabalho híbrido em nome da inovação
De acordo com uma declaração emitida pela empresa, a Zoom quer abordar um sistema de trabalho híbrido. A nova política exige que funcionários que morem a uma distância de até 80 km do escritório trabalhem presencialmente pelo menos dois dias da semana.
Em uma declaração publicada pelo Business Insider, a companhia destacou que o trabalho presencial proporciona uma maior possibilidade de seguir inovando em tecnologia.
"Como empresa, estamos em melhor posição para usar nossas próprias tecnologias, continuar inovando e apoiar nossos clientes globais."
A decisão da Zoom, como empresa de trabalho remoto, parece um tanto quanto irônica e já rendeu, inclusive, memes pela Internet. Ainda assim, há quem aponte que a companhia tem demandas similares a de outras empresas, independente do produto que desenvolva. E por este motivo, pode sentir benefícios no trabalho presencial como outras companhias.
Benefícios do trabalho remoto causam resistência ao retorno aos escritórios
Após o fim da pandemia, muitas empresas passaram a exigir o retorno dos seus funcionários ao trabalho presencial. Mas há uma grande resistência por parte de muitos deles.
A possibilidade do trabalho remoto fez com que muitas pessoas percebessem diferentes benefícios de não precisar se deslocar até os escritórios. Um dos mais destacados foi a troca desse tempo de deslocamento e de almoço na empresa por mais tempo com sua família em casa. Mais tempo de sono, por não precisar acordar cedo para ir à empresa, também foi um ganho.
De acordo com dados da pesquisa da Kastle Systems, em julho deste ano empresas de dez grandes áreas metropolitanas dos Estados Unidos ainda registraram apenas 50% de trabalho presencial.
O trabalho híbrido, portanto, tem sido estimulado pela própria Zoom, como forma de equilibrar as necessidades das empresas e dos funcionários. "É por isso que você precisa abraçar o trabalho híbrido", declarou em maio Eric Yuan, fundador e chefe executivo da Zoom.
Mesmo com sua nova política de trabalho híbrido ou presencial, a Zoom sentiu o efeito do final da pandemia e das exigências de outras empresas sobre o retorno aos escritórios. Após um crescimento veloz entre 2020 e 2022, a companhia precisou demitir 15% de seu time em fevereiro deste ano, em meio ainda a outras incertezas da economia global.
CONFIRA MAIS NOTÍCIAS:
- Disney criou força-tarefa para trabalhar IA e cortar custos
- Cibercriminosos estão criando versões de IA para atividades ilegais
- Google vai apagar contas inativas a partir de dezembro