O YouTube anunciou que está testando um novo recurso de Inteligência Artificial (IA) voltado para artistas, compositores e produtores. As novas Ferramentas de Música IA vão permitir que os profissionais ouçam suas ideias de imediato.
O exemplo dado pela plataforma é a possibilidade de o artista cantarolar a melodia que tem em mente e pedir para a IA criar o áudio com o som do instrumento que desejar. Sim, o Youtube quer transformar um "humhumhum" ou "parapapapa" em um solo de guitarra ou saxofone, por exemplo.
Um reforço (e não um substituto) ao processo criativo
A proposta do YouTube é desenvolver novas maneiras de criar e compartilhar músicas. E a plataforma chega a comparar sua inovação em IA com o surgimento do sintetizador, no que condiz a impacto que ao ferramenta pode ter para “mudar a face da música eletrônica e do rock”.
"A tecnologia é, e sempre foi, a colaboradora estreita nisso. Agora as ferramentas de IA estão abrindo um novo playground para a criatividade. Estamos experimentando novas maneiras de permitir que artistas, compositores e produtores ouçam instantaneamente suas ideias", explicou Lyor Cohen, chefe global de música do YouTube e do Google.
Desenvolvida por meio da parceira entre o YouTube e o Google Deepmind, o novo recurso de IA também poderá ser usado para mudar o gênero de uma música do pop para o rock, por exemplo. Ainda não há informações sobre quando a ferramenta ficará disponível para os assinantes Premium.
Cohen também fez questão de destacar no vídeo que as novas ferramentas IA chegam com o objetivo de amplificar a criatividade humana, e não de substituí-la.
"O potencial da IA é incrivelmente emocionante. Mas como qualquer nova tecnologia, temos que abordá-la com responsabilidade e isso não passa despercebido. Começa por reconhecer que a inteligência artificial se destina a amplificar a criatividade humana e não a substituí-la. É por isso que publicamos um conjunto de princípios que incluem a concessão de proteções adequadas e o desbloqueio de novas oportunidades para os artistas. E estamos fazendo parceria com algumas das pessoas mais criativas do planeta para garantir que a IA terá um impacto positivo no futuro da música", afirma.
Conheça o Dream Track
O Google também anunciou o lançamento de uma ferramenta experimental de IA voltando para criadores de conteúdo e fãs de música. Desenvolvido para o YouTube Shorts, o Dream Track vai permitir que o criador digite sua ideia em um prompt (comando) que será transformada na trilha sonora perfeita.
No exemplo dado no vídeo acima, o usuário pede uma balada romântica sobre os opostos que se atraem. De imediato, a ferramenta cria opções de músicas com vozes de artistas conhecidos e o tema desejado.
Segundo o YouTube, o novo recurso usa “o modelo de geração musical mais avançado do Google DeepMind até hoje, Lyria”. Até o momento, para o uso de vozes, a plataforma fechou parceria com nove artistas: Sia, John Legend, Demi Lovato, Troye Sivan, Alec Benjamin, Charli XCX, Papoose, T-Pain e Charlie Puth.
O Dream Track foi disponibilizado para teste para um pequeno grupo de criadores de conteúdo nos Estados Unidos.
FIQUE POR DENTRO!