O YouTube está testando um novo recurso de Inteligência Artificial (IA) que vai ajudar usuários que ficarem com dúvidas sobre vídeos ou que desejarem saber mais sobre o tema abordado em um conteúdo específico.
A nova IA generativa da plataforma poderá indicar conteúdos do mesmo tema, resumir vídeos e até ajudar os usuários a navegarem pelos comentários.
Como usar o novo recurso "Perguntar"
Conforme alguns usuários nos Estados Unidos já podem conferir em vídeos em inglês selecionados, a nova IA do YouTube aparecerá na forma do botão "Perguntar", no menu abaixo do player. Ao clicar na opção, o usuário vai abrir uma janela de "bate-papo" onde poderá interagir com a IA.
No exemplo divulgado pelo YouTube, a pessoa pede para que a IA resuma o conteúdo do vídeo, dê mais informações sobre o tema discutido e recomende conteúdos relacionados. Todas as respostas são geradas por grandes modelos de linguagem (LLMs) e se baseiam em informações do YouTube e da web.
“Quando você interage com esta ferramenta, coletaremos dados sobre o uso da ferramenta, bem como dúvidas e comentários que você enviar. Esses dados nos ajudam a fornecer, melhorar e desenvolver nossos produtos e serviços. As consultas serão excluídas automaticamente após 30 dias”, explicou o YouTube sobre o novo recurso.
A plataforma ainda garantiu que as conversas dos usuários com a IA não serão utilizadas para personalizar e mostrar mais anúncios. Caso isso venha a mudar um dia, o YouTube se compromete a comunicar a mudança claramente.
IA também ajudará a resumir comentários
Para ajudar também na leitura de comentários, o YouTube vai usar IA para organizar “grandes seções de comentários de vídeos longos em temas de fácil digestão”. O novo recurso se chama "Tópicos" e ficará disponível na seção de comentários.
Ao acessar um vídeo, o usuário pode verificar na seção que pontos estão sendo mais comentados, uma espécie de resumo. A nova função permitirá ainda que os criadores do conteúdo removam tópicos da seção ou excluam comentários de um tópico específico.
Ainda não há previsão para os novos recursos IA serem disponibilizados no YouTube no Brasil.
FIQUE POR DENTRO!