YouTube reforça sua batalha contra bloqueadores de anúncios

 William Schendes
William Schendes

O YouTube continua a combater os bloqueadores de anúncios (ad blocks). Dessa vez, a plataforma está finalizando vídeos automaticamente de usuários que utilizam ferramentas para bloquear publicidades.

Conforme reportou o 9to5Google, um usuário do Reddit revelou que o YouTube tem aplicado uma nova medida para desincentivar o uso de bloqueadores de anúncios. No vídeo, o espectador mostra que a plataforma pulou o vídeo repentinamente para o final (confira aqui).

Outros usuários de ad blocks também relataram passar pela mesma situação. No entanto, alguns espectadores que não utilizam bloqueadores também notaram que o YouTube estava pulando os vídeos para o final — embora isso pareça ser uma minoria dos casos.

YouTube bloqueadores de anúncios
(Imagem: Azamat E/ Unsplash)

Há também relatos de usuários que tentaram pular para uma determinada parte do vídeo e perceberam que o player ficava carregando sem parar.

Vale destacar que as medidas contra bloqueadores estão sendo implementadas desde 2023, mas ainda não afetam todos os utilizadores. Além disso, ainda há alguns ad blocks que conseguem contornar a nova política do YouTube.

A plataforma justifica que o uso de bloqueadores de anúncios “evita que o criador seja recompensado pela visualização”. Além disso, a intenção da empresa é que os usuários adquiram o YouTube Premium, que permite assistir aos conteúdos sem a interrupção de anúncios. Atualmente, a assinatura Individual do serviço custa R$ 24,90 por mês, enquanto a assinatura Família está por R$ 41,90.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: