O YouTube anunciou que permitirá aos criadores de conteúdo da plataforma autorizarem o uso de seus vídeos para treinar modelos de inteligência artificial de empresas terceiras.
“Nos próximos dias, lançaremos uma atualização em que criadores e detentores de direitos podem escolher permitir que empresas terceirizadas usem seu conteúdo para treinar modelos de IA diretamente nas Configurações do Studio em ‘Treinamento de terceiros’.”
- YouTube.
Por padrão, a configuração que possibilita o uso de vídeos para treinamento de modelos de IA virá desativada, podendo ser ativada ou desativada a qualquer momento nas configurações do canal.
De acordo com o TechCrunch, a lista de empresas autorizadas a utilizar vídeos do YouTube inclui nomes como AI21 Labs, Adobe, Amazon, Anthropic, Apple, ByteDance, Cohere, IBM, Meta, Microsoft, Nvidia, OpenAI, Perplexity, Pika Labs, Runway, Stability AI e xAI.
“Essas empresas foram escolhidas porque estão desenvolvendo modelos de IA generativos e são escolhas sensatas para potenciais parcerias com criadores”, afirmou Jack Malon, porta-voz do YouTube, em entrevista ao The Verge.
Além disso, o YouTube terá uma configuração denominada “Todas as empresas terceirizadas”, que permitirá a utilização dos dados por organizações não listadas inicialmente.
A plataforma reforçou que a nova funcionalidade não altera os Termos de Serviço do YouTube, que proíbem práticas abusivas, como a raspagem de dados (scraping), método de coleta automatizada que pode ser utilizado de forma maliciosa.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de TechCrunch e The Verge.
VEJA TAMBÉM!