Xiaomi supera Apple em vendas globais (com ajuda do Redmi 13 e Redmi Note 13)

 William Schendes
William Schendes

A Xiaomi superou a Apple e se tornou a segunda empresa com mais vendas de smartphones globalmente em agosto de 2024, ficando atrás da Samsung, que tem uma ampla vantagem em relação às outras fabricantes. A informação vem do levantamento Smartphone 360 Monthly Tracker, realizado pela empresa de pesquisa de mercado Counterpoint Research.

Esta foi a primeira vez, desde agosto de 2021, que a fabricante chinesa alcança essa posição em volume de vendas mensais. A pesquisa revela que a Xiaomi não teve um aumento expressivo de vendas em agosto, mas o declínio da Apple ajudou a empresa a conquistar a segunda posição.

Por outro lado, a Xiaomi cresceu rapidamente no primeiro semestre de 2024, registrando um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Counterpoint estima que esse crescimento deve continuar ao longo do ano.

Vendas smartphones: Xiaomi supera Apple
Xiaomi assume a segunda posição em vendas globais, mas a Samsung segue com ampla vantagem. (Imagem: Counterpoint Research)

A pesquisa também aponta que a maioria dos principais mercados da Xiaomi passou por uma recuperação econômica nos últimos trimestres. Com isso, a empresa conseguiu impulsionar as vendas de smartphones com faixas de preço mais baixas, como aparelhos abaixo de US$ 200. Modelos como o Redmi 13 e Redmi Note 13, populares nessas categorias, têm ajudado a Xiaomi a ganhar participação em mercados importantes como Índia, América Latina, Sudeste Asiático, Oriente Médio e África.

Xiaomi supera Apple em vendas globais
(Imagem: Divulgação/ Xiaomi; Montagem: TechShake)

"Após as dificuldades de fornecimento em 2022, a Xiaomi, assim como o resto da indústria de smartphones, enfrentou um ambiente macroeconômico e geopolítico desafiador em 2023. Depois de um desempenho fraco em 2022 e no primeiro semestre de 2023, a Xiaomi ajustou com sucesso sua estratégia de produto, vendas e canais, e agora está colhendo os benefícios, com forte crescimento no último ano."

- Counterpoint Research.

Apesar da conquista da Xiaomi, a Counterpoint avalia que, com o lançamento da série iPhone 16, as vendas da Apple podem ser impulsionadas, permitindo que ela recupere a segunda posição no ranking.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: