Xiaomi quer lançar sua nova IA para competir com ChatGPT, Bard e outras

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Xiaomi está se preparando para entrar no mercado de assistentes de inteligência artificial (IA) para smartphones, mirando nas inovações apresentadas por empresas como Samsung, Apple e Google.

A fabricante chinesa está trabalhando no desenvolvimento de uma ferramenta própria que pode ser lançada ainda neste ano.

Atualmente, a Xiaomi conta com o assistente XiaoAI, mas que possui limitações e está focado no mercado chinês. Em comparação com concorrentes como ChatGPT e Google Bard, o XiaoAI oferece recursos mais restritos.

Para superar essa lacuna, a Xiaomi planeja uma ampla reformulação do XiaoAI, almejando funcionalidades equivalentes às dos concorrentes globais. A empresa tem como objetivo disponibilizar o novo assistente de IA globalmente, indo além das fronteiras chinesas.

O processo de desenvolvimento, no entanto, é longo, e a expectativa é de que o lançamento ocorra em 2025, estreando no aguardado Xiaomi Mix 5.

Xiaomi Mix 5 imagem
Renderização do Xiaomi Mix 5 (Imagem; Reprodução/YouTube)

Esse smartphone, que teve seu lançamento originalmente adiado, promete não apenas avanços significativos na área de software, mas também no hardware. Rumores sugerem que o dispositivo poderá oferecer até 24 GB de RAM, permitindo a execução do assistente de IA nativamente e sem depender de conexão à internet.

A Xiaomi, até o momento, não comentou oficialmente sobre o desenvolvimento do novo assistente de IA. Enquanto isso, a empresa focará em consolidar a distribuição de sua nova interface, a HyperOS, ao longo de 2024.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: