O mundo dos smartphones atualmente está dividido entre os sistemas operacionais iOS (da Apple) e Android (de todos os demais aparelhos). Mas a Xiaomi pode mudar isso em breve! Vários rumores indicam que a empresa chinesa está desenvolvendo um sistema operacional e um processador originais.
Como alternativa ao Android, usado pelos aparelhos Xiaomi hoje, o novo SO poderia ser utilizado também em smartwatches e tablets. Caso se confirme, há possibilidades de a novidade ser anunciada ainda este ano.
miOS vem aí?
Entre os muitos rumores sobre o tema, uma canal geralmente confiável se destacou. O canal DCS publicou na rede social chines a Weibo que até o final do ano a Xiaomi deve anunciar seu novos sistema operacional, seu novo processador e detalhes do seu futuro carro elétrico.
Recentemente, a empresa também adquiriu o domínio "mios.cn", conforme pode ser visto no post abaixo, na rede social X. As teorias até o momento é de que isso é um indicativo de que o nome do novo sistema operacional será miOS.
Por que a Xiaomi quer um sistema operacional próprio?
É uma grande possibilidade que o principal motivo para a Xioami desenvolver seu próprio sistema operacional seja a legislação chinesa. Na China, a regulamentação é diferente à do resto do mundo, o que faz com que os serviços do Google não funcionem da mesma forma.
Por este motivo, o sistema operacional usado pela Xiaomi já era uma versão do Android de código aberto, o MIUI. Ainda assim, o Google ainda tem grande força sobre ele. E se tornou realmente difícil usar um SO Android sem ter os serviços Google. Ter um sistema operacional próprio parece uma boa saída para isso.
Outra forte motivação seria a integração entre os novos produtos Xiaomi. Ao que tudo indica, a empresa anunciará em breve seu próprio carro elétrico. E é fundamental para eles terem uma boa compatibilidade entre o veículo e os diferentes dispositivos, que não seja afetada pelos limites que a regulamentação chinesa impõem ao Android.
Embora já existam muitos rumores em torno do assunto, é importante destacar que a informação não foi confirmada pela Xiaomi. Vale lembrar ainda que, no início de agosto, a Xiaomi confirmou que o sistema operacional o MIUI 15, baseado no Android 14,0 deve chegar até o final do ano.
SAIBA MAIS!
- Xiaomi: Redmi Note 13 Pro+ terá sensor de câmera de 200MP da Samsung
- China proíbe funcionários do governo de usarem iPhones para trabalhar
- Xiaomi 13T: vazam data de lançamento, imagens e detalhes da linha
- Xiaomi confirma MIUI 15: o que já sabemos do novo sistema operacional
- Xiaomi garante 4 atualizações de software para Redmi K60 Ultra