Xiaomi desenvolve óculos de IA para competir com o Ray-Ban Meta

 William Schendes
William Schendes

A Xiaomi está trabalhando em novos óculos equipados com inteligência artificial (IA), desenvolvidos em colaboração com a Goertek, empresa chinesa fornecedora de componentes eletrônicos.

A informação vem de um relatório da Intelligent Emergence, que cita fontes familiarizadas com o assunto e aponta que a empresa pretende lançar o aparelho no segundo trimestre de 2025, com o objetivo de concorrer com os óculos Ray-Ban Meta.

Segundo as fontes, a expectativa de Lei Jun, CEO da Xiaomi, é alcançar a marca de 300 mil unidades vendidas dos novos óculos inteligentes da marca.

De acordo com o relatório, os óculos da Xiaomi serão equipados com funções avançadas de IA, incluindo módulos de fones de ouvido com áudio integrado e câmeras. Também se espera que apresentem a marca Xiaomi.

Xiaomi desenvolve óculos de IA para competir com o Ray-Ban Meta
Xiaomi Wireless AR Glass apresentado em

Por enquanto, há poucas informações sobre o novo wearable da Xiaomi. Considerando que a empresa planeja lançá-los no segundo trimestre de 2025, especula-se que o dispositivo possa ser apresentado no evento anual Mi Fan, geralmente realizado em abril.

O relatório também informa que outras fabricantes chinesas estão estudando o lançamento de seus próprios óculos inteligentes de IA, como OPPO, Vivo, Huawei, Tencent e Byte.

Além de competir com os óculos Ray-Ban da Meta, o novo wearable da Xiaomi enfrentará a concorrência de outras fabricantes chinesas, como a Xingji Meizu, que tem lançado diversos óculos inteligentes; a Baidu, que anunciou os Xiaodu AI Glasses nesta semana; a Thunderbird, que lançou os óculos Air3 em outubro; e a Rokid, que apresentará seus novos óculos de realidade aumentada com recursos inteligentes no dia 18 de novembro.

Outra possível concorrente no segmento para o futuro é a Apple, que realiza estudos internos sobre seus óculos inteligentes de codinome interno "Atlas" - saiba mais.

Vale lembrar que, em fevereiro de 2023, a Xiaomi lançou o Xiaomi Wireless AR Glass, um conceito de óculos de realidade aumentada equipados com o chip Snapdragon XR2 Gen 1 e a tecnologia Xiaomi AR Gesture Control, que permite controlar interfaces digitais com gestos das mãos.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

Com informações de IT Home.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: