Qualquer pessoa que já utilize smartphones há alguns anos pode atestar que os preços dos telefones cresceram muito com o passar do tempo. E infelizmente, esta é uma tendência que veio para ficar. A má notícia sobre a continuidade do aumento de preços de modelos premium Android (embora vejamos o mesmo com iPhones) foi confirmada pela Redmi, marca subsidiária da Xiaomi.
"Está muito difícil"
Na rede social chinesa Weibo, um dos executivos da Redmi, Thomas Wang, explicou o aumento de preços, sugerindo tratar-se de um comportamento normal do mercado dado o aumento também dos "custos upstream" necessários para a produção de smartphones que ofereçam cada vez mais recursos.
"À medida que os custos upstream continuam a aumentar, a onda de definições de produtos no final deste ano será muito desafiadora. O preço permanecerá o mesmo se a configuração for rebaixada e o preço aumentará moderadamente ao mesmo tempo que a atualização da configuração. Qual você prefere? Sei que todo mundo quer uma melhoria de qualidade sem aumentar o preço, mas está muito difícil", disse o executivo na publicação.
Em outras palavras: ou optamos por smartphones com menos recursos pelos preços mais baixos ou investimos mais dinheiro em modelos com novos e mais avançados recursos. Outra opção para as marcas seria equilibrar o gasto com as novas ferramentas diminuindo o investimento em outros aspectos do telefone, mas a verdade é que também não queremos isso.
Hardware mais avançado, preço mais alto
A confirmação da alta de preços não surpreende, até mesmo por ser o que temos visto no comportamento do mercado nos últimos anos. A cada novo lançamento, os modelos Pro das linhas de smartphones têm preços mais elevados do que os da geração anterior.
E isso parece acontecer justamente pelos novos recursos que são desenvolvidos e pelos avanços que eles demandam em hardware. A linha Xiaomi 15, por exemplo, deve estrear o aguardado processador Snapdragon 8 Gen 4 em 2025. A nova “máquina” da Qualcomm deve trazer suporte para recursos de Inteligência Artificial e processamento de imagens que não são nada baratos.
De acordo com o Android Authority, o especialista Ming-Chi Kuo, que já acertou em suas previsões inúmeras vezes, chegou a estimar um aumento de preço entre os 25% aos 30% com a utilização do Snapdragon 8 Gen 4.
A verdade é que, para aqueles que desejam economizar na compra do smartphone, já há várias opções intermediárias com excelentes recursos. Mas para os que gostam de ter sempre as gerações mais recentes dos modelos premium, o jeito é estar aberto a pagar mais.
FIQUE POR DENTRO!