No evento realizado hoje, na China, para a apresentação da nova linha de smartphones Xiaomi 15, a Xiaomi apresentou oficialmente também o seu HyperOS 2. O novo sistema operacional promete melhorias massivas em áreas-chave como desempenho, gerenciamento de armazenamento e eficiência energética.
Criado para elevar a experiência do usuário em todos os sentidos, o sistema introduz uma série de inovações tecnológicas significativas e cria um ecossistema integrado para todos os seus dispositivos, incluindo smartphones, tablets, TVs e wearables.
Quando o HyperOS 2 chega e para quais dispositivos Xiaomi
O HyperOS 2 representa um grande avanço em relação ao HyperOS 1.0, combinando tecnologias de ponta e uma interface mais atraente e responsiva. Com lançamento inicial para a linha Xiaomi 15, o sistema deverá ser expandido para uma gama de produtos. Até o momento, este é o cronograma de lançamento do novo SO:
Novembro de 2024
- Série Xiaomi 14
- Xiaomi MIX FOLD 4
- Xiaomi MIX Flip
- Redmi K70 Ultra
- Xiaomi Pad 6S Pro 12.4
Dezembro de 2024
- Série Xiaomi 13
- Xiaomi MIX Fold 3
- Xiaomi CIVI 4 Pro
- Série Redmi K60
- Redmi Turbo 3
- Série Redmi Note 14
- Xiaomi Pad 6 Max 14
- Xiaomi Pad 6 Pro
- Redmi Pad Pro 5G
- Redmi Pad Pro
- Redmi Pad SE
2025
- Série Xiaomi 12 e 12S
- Série Xiaomi 11
- Xiaomi MIX FOLD 2
- Xiaomi Civi 2 e Civi 3
- Série Redmi K50
- Série Redmi Note 13
- Série Redmi Note 12
- Redmi Note 11T Pro e Pro+
- Séries Redmi 14, Redmi 13 e Redmi 12.
- Xiaomi Pad 6
- Xiaomi Pad 5 Pro 12.4
O que o HyperOS 2 traz de inovações
Em termos de inovações que priorizam a performance do dispositivo e o processamento de tarefas e aplicativos, o HyperOS 2 traz as seguintes melhorias significativas.
Inteligência Artificial
O HyperOS 2 terá integração com o “Super Xiao Ai”, um avançado assistente com tecnologia de IA que promete elevar a produtividade e a interação com o usuário a um nível totalmente diferente.
O “Super Xiao Ai” foi desenvolvido para proporcionar uma experiência completa de ecossistema, o que vai incluir controle de casa inteligente e ferramentas de produtividade e interações personalizadas. De acordo com a página Xiaomi Time, o Super Xiao Ai começará os testes internos em meados de novembro, com a expectativa de passar para o lançamento oficial em dezembro.
Segundo o site, o Hyper OS 2 contará ainda com um poderoso recurso de tradução baseado em IA, assistência para escrita e até mesmo gravação de memorandos de voz para uso pessoal e profissional.
Computação heterogênea e visual
O HyperOS 2 integra tecnologias de computação heterogênea que utilizam múltiplos recursos simultâneos, maximizando o desempenho e a fluidez visual do sistema. Com uma melhoria de até 12 vezes na renderização do desfoque de gradiente natural, o sistema agora exibe animações e transições ainda mais suaves, enquanto otimiza em até 92% o tempo de cálculo da profundidade de campo em imagens dinâmicas, proporcionando uma experiência visual mais imersiva.
Gerenciamento de armazenamento 2.0
Outro ponto forte é o “New Storage Management 2.0”, que otimiza a memória para multitarefas e garante uma inicialização contínua de aplicativos. Isso possibilita maior suavidade na execução de processos, mesmo em diversos tipos de dispositivos e configurações de hardware, estabelecendo uma nova referência de desempenho para o ecossistema Xiaomi.
Tecnologia de largura de banda em cascata
O HyperOS 2 também introduz a “Cascade Bandwidth Technology”, que aloca a largura de banda de forma dinâmica e prioritária, conforme as necessidades dos aplicativos. Dessa forma, a Xiaomi promete eficiência em tarefas de alta demanda, como jogos e streaming, reduzindo a latência e otimizando a conectividade de dispositivos como TVs inteligentes.
Agendamento de microarquitetura avançado
Desenvolvido internamente pela Xiaomi, o agendador de microarquitetura ajusta o uso de CPUs e GPUs em tempo real, aprimorando o desempenho e controlando o consumo de energia. Isso é particularmente eficaz em aplicações intensivas, como jogos, onde o sistema pode equilibrar o desempenho e a duração da bateria com base na demanda dos quadros.
Experiência consistente em todo o ecossistema
Jin Fan, representante da Xiaomi, enfatizou que a atualização do HyperOS 2 abrange não apenas os smartphones, mas também dispositivos como tablets, TVs e smartwatches, criando um ecossistema ainda mais coeso.
Essa integração tem como objetivo proporcionar uma experiência uniforme e conectada entre todos os produtos da marca, potencializando a usabilidade em todas as interações do usuário.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!