A Xiaomi está se preparando para lançar sua nova série premium, a Xiaomi 15, ainda este ano, com os modelos Xiaomi 15 e Xiaomi 15 Pro. No entanto, o modelo mais aguardado da linha, o Xiaomi 15 Ultra, continua a ser alvo de rumores que prometem inovações de peso. E uma nova informação traz possíveis boas notícias sobre a câmera.
De acordo com informações vazadas pelo leaker Digital Chat Station na rede social Weibo, o dispositivo contará com um novo sensor periscópio de 200MP, fornecido pela Samsung. Quanto ao também aguardado Xiaomi 15 Pro, o módulo de câmera deve ser justamente o ponto de design que trará alguma alteração em relação ao modelo anterior.
Possível configuração do sistema de câmeras do Xiaomi 15 Ultra
Uma das apostas de como será o design do Xiaomi 15 Ultra
De acordo com o vazamento, o novo sensor periscópio de 200MP será um ISOCELL HP9, já utilizado no Vivo X100 Ultra. Esta câmera terá uma distância focal de 100mm, abertura de f/2.6 e zoom ótico de 4,3x.
Segundo rumores anteriores, além do sensor periscópio, o Xiaomi 15 Ultra deve contar com um sensor principal de 50MP com estabilização ótica de imagem (OIS) e um tamanho impressionante de 1 polegada, garantindo qualidade em ambientes de baixa luz.
Complementando o conjunto de câmeras, estariam 2 sensores adicionais, um wideangle e um telefoto, ambos também de 50MP. Casso essa configuração se confirme, o Xiaomi 15 Ultra pode, de fato, trazer uma tecnologia de fotografia que eleva nível de detalhes e precisão nas fotos.
Além das câmeras, outro destaque do Xiaomi 15 Ultra será o processador Qualcomm Snapdragon 8 Elite, que deve ser apresentado ainda este mês.
Xiaomi 15 Pro: design atualizado e mais potência
Embora o foco esteja no Xiaomi 15 Ultra, o Xiaomi 15 Pro também tem gerado expectativas. Conforme noticiou o site chinês Cool3C, informações vazadas sugerem que o design do Xiaomi 15 Pro seguirá o estilo do seu antecessor, o Xiaomi 14 Pro, mas com algumas alterações pontuais que parecem estar focadas no módulo de câmeras.
Apesar de manter a estrutura de 3 lentes, o sistema de câmeras teve o flash movido para fora do módulo para acomodar a nova lente telefoto periscópica, como pode ser visto numa imagem vazada de Wang Xiaoyan, vice-presidente do Grupo Xiaomi.
De acordo com relatos anteriores, a lente telefoto terá 50MP com um zoom de 5x e uma distância mínima de foco de 30 cm, enquanto a lente principal será de 50MP e 1/1,3 polegada, acompanhada por uma lente ultra-angular também de 50MP.
Para a surpresa de muitos, o Xiaomi 15 Pro também deve ser equipado com o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 4, vindo com até 16GB de RAM e 1TB de armazenamento interno. A tela OLED, fabricada pela TCL, será de 6,78 polegadas com resolução 2K e taxa de atualização de 120Hz.
Os rumores apontam que a bateria de 6.000 mAh suportará carregamento rápido (com fio) de 90W e carregamento sem fio de 80W, garantindo que o aparelho se mantenha competitivo em termos de autonomia e velocidade de carregamento.
Lançamento do Xiaomi 15 Ultra e do Xiaomi 15 Pro
Segundo o leaker Digital Chat Station, o lançamento do Xiaomi 15 Ultra está previsto para o 1º trimestre de 2025, após o Ano Novo Lunar chinês, colocando o modelo como um dos primeiros grandes lançamentos do próximo ano.
O lançamento global do Xiaomi 15 Pro, contudo, ainda é incerto. A Xiaomi tem seguido uma estratégia de mercado onde, em alguns casos, apenas os modelos padrão e Ultra são disponibilizados fora da China. Então precisaremos esperar para saber se a marca vai manter essa tendência.
Vale destacar que a nova linha Xiaomi 15 chegará a um mercado para concorrer já com novos modelos com câmeras poderosas e processadores top de linha. Agora em outubro, a Vivo vai lançar a sua série X200 (hoje, dia 14) e a OPPO apresentará seu aguardado OPPO Find X8 (no dia 24), ambos com o chipset Dimensity 9400.
Ainda hoje, entretanto, a Honor divulgou que o seu Honor Magic 7 Pro será lançado no dia 30 de outubro. O smartphone deve contar com um sistema de câmeras ainda melhor do que aquele que levou o seu antecessor ao 2º lugar do ranking de melhor câmeras da DxoMark, além de possivelmente estrear o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 4.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!