A Microsoft segue expandindo sua estratégia multiplataforma com o Xbox, levando jogos antes exclusivos para plataformas concorrentes. Em entrevista recente à Bloomberg, Phil Spencer, chefe da divisão de jogos da Microsoft, afirmou que não há "linhas vermelhas" definindo quais títulos poderão ou não ser lançados para outros consoles, incluindo o PlayStation.
Até agora, o esforço da Microsoft tem se concentrado em jogos lançados há mais de um ano, mas a abordagem está prestes a mudar. Um exemplo é o aguardado Indiana Jones, da MachineGames, que chegará ao PS5 poucos meses após seu lançamento no Xbox e PC, previsto para dezembro.
Outros títulos desenvolvidos por estúdios Xbox também estão no horizonte multiplataforma, como o próximo Doom: The Dark Ages, da Id Software, programado para estrear no PS5 em 2024.
Jogos como Pentiment e Grounded, da Obsidian, e Hi-Fi Rush, da Tango Gameworks, e Sea of Thieves, da Rare, já foram lançados para o console rival neste ano.
Spencer destacou que a expansão para outras plataformas não é apenas uma decisão estratégica, mas também uma forma de maximizar os lucros do negócio de jogos, especialmente após a bilionária aquisição da Activision Blizzard no ano passado. “Gerimos um negócio”, afirmou ele. “É definitivamente verdade que dentro da Microsoft o nível é alto para nós em termos da entrega que temos que dar de volta à empresa. Porque recebemos um nível de suporte da empresa que é simplesmente incrível e o que somos capazes de fazer".
A questão sobre o lançamento de Halo no PlayStation também foi levantada, considerando a longa história da franquia como símbolo da marca Xbox. Embora Spencer tenha evitado confirmar qualquer decisão definitiva, ele deixou claro que nenhum título está excluído da possibilidade de ser multiplataforma. “Não vejo nenhum tipo de linha vermelha em nosso portfólio que diga ‘não devemos’”, reforçou.
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