X vai exigir dados biométricos e histórico profissional e educacional

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

A rede social X atualizou sua política de privacidade e adicionou mais alguns dados que exigirá de seus assinantes. A partir de 29 de setembro, todos os usuários da plataforma precisarão fornecer dados de biometria (impressão digital) e histórico profissional e educacional.

Para fins de segurança e recomendação profissional

Política de privacidade do X atualizada (Imagem: Reprodução / X)

Parece que Elon Musk está decidido a transformar o X, antigo Twitter, em uma rede social de tudo. Há pouco mais de um mês, o bilionário e novo proprietário fez uma publicação incentivando jornalistas a publicarem seus artigos diretamente na plataforma. Recentemente, também foi anunciado que o X permitirá realizar chamadas de áudio e vídeo.

Agora, Musk parece estar mirando na propostas de plataformas como o LinkedIn. Uma das explicações para as exigências dos novos dados da nova política de privacidade se apoio justamente na possibilidade de usar o X como um espaço de networking profissional. Na nova política, já disponível em português, é possível ler:

“Podemos coletar e usar suas informações pessoais (como seu histórico profissional, histórico educacional, preferências de emprego, competências e habilidades, atividade de procura de emprego e engajamento, e assim por diante) para recomendar empregos em potencial para você, para compartilhar com empregadores em potencial quando você candidatar-se a um emprego.”

Já a motivação para a exigência de dados biométricos é um primeiro passo para futuramente ter um login sem senha. Além disso, o pedido foi justificada pela busca por mais segurança para o usuário:

“Com base no seu consentimento, podemos coletar e usar suas informações biométricas para fins de segurança, proteção e identificação.”

X está passando os limites da privacidade?

Ironicamente, não faz muito tempo que Elon Musk usou sua plataforma para criticar outras empresas e redes que exigiam muitos dados pessoais dos usuários. Na ocasião, a crítica foi direcionada ao principal concorrente do X, o Threads.

No momento de criação de uma conta, o Threads avisa que pode ter acesso às seguintes informações do usuário: Saúde & Fitness, informação financeira, informações de contatos, conteúdo do usuário, histórico de busca, compras, localização e identidade.

A informação sobre os novos dados que o X vai exigir chamou a atenção dos usuários. Mas a polêmica sobre o tema deixou a pergunta: já não damos todos esses dados a outros aplicativos?

FIQUE POR DENTRO!

  • Elon Musk pegou US$ 1 bilhão emprestado da SpaceX para comprar Twitter
  • X libera monetização de posts para usuários brasileiros
  • Elon Musk quer esconder títulos de notícias compartilhadas no X
  • Milhares de cientistas estão trocando Twitter por outras redes sociais
  • China proíbe funcionários do governo de usarem iPhones para trabalhar
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: