X (Twitter) voltou? Rede social volta a carregar nesta quarta-feira (18)

 William Schendes
William Schendes

Alguns usuários do X relataram que a plataforma voltou a funcionar parcialmente nesta quarta-feira (18), mesmo após o bloqueio da rede social em 30 de agosto, determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Na própria plataforma, usuários celebraram o retorno do serviço, e o tópico "O Twitter voltou" se tornou o mais comentado entre os usuários da rede de Elon Musk.

Nos testes realizados pelo TechShake, o aplicativo para Android e iOS conseguiu carregar a plataforma, mas apresentou lentidão ao abrir imagens e vídeos. Embora alguns usuários também tenham conseguido acessar a plataforma via navegador, não conseguimos acessar o site x.com no desktop.

X Twitter de volta
(Imagem: Captura de tela/ TechShake)

Ainda não está claro o motivo para o retorno repentino do X. A Anatel informou que não houve mudança na decisão do STF e está analisando os relatos dos usuários.

Em declaração ao jornal Correio Braziliense, a assessoria de comunicação do STF afirmou que está verificando as informações sobre o acesso à rede social e acrescentou que o ocorrido "aparentemente" se deve a uma "instabilidade no bloqueio de algumas redes".

X (Twitter) voltou? Rede social volta a carregar nesta quarta-feira (18)
(Imagem: William Schendes/TechShake)

X é suspenso após empresa não apresentar um representante legal no Brasil

A decisão de Alexandre de Moraes suspender o X no Brasil aconteceu após o X encerrar as operações no país em 17 de agosto e não apresentar um novo representante no Brasil.

Anteriormente, o Ministro teria solicitado o bloqueio de usuários investigados por disseminação de conteúdo antidemocrático. A decisão não foi cumprida pelo X, o que levou o STF a aplicar uma multa diária de R$ 50 mil.

Em publicação na própria rede social, o conta Global Government Affairs do X justificou o encerramento das operações no Brasil devido às "ameaças de Alexandre de Moraes" ao antigo representante legal da plataforma no Brasil e considerou as medidas do ministro como "ordens de censura".

"Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura... Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato", escreveu a empresa na época.

Com o encerramento das operações no Brasil, em 28 de agosto, o Moraes enviou uma intimação diretamente para Elon Musk por meio da própria rede social solicitando que o X indicasse um representante legal para o país em 24 horas. Após o descumprimento da ordem, o STF determinou o bloqueio da rede social em 30 de agosto e definiu uma multa de R$ 50 mil para os brasileiros que utilizassem "subterfúgios tecnológicos" - incluindo VPN - para acessar o serviço.

Em atualização...

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: