X (antigo Twitter) lança resumos de notícias gerados pela IA Grok

 William Schendes
William Schendes

O X (antigo Twitter) começou a apresentar trechos de notícias e tópicos gerados pela inteligência artificial (IA) Grok. Por enquanto, o novo recurso, chamado de “Stories on X” (“Stories no X”), está disponível apenas para assinantes Premium.

As notícias estão sendo liberadas na guia “Para você” da aba Explorar. Conforme revelam as imagens de divulgação, os trechos resumem e contextualizam sobre temas em alta na rede social.

X Grok faz resumos de notícias
(Imagem: Reprodução/ X)

A guia “Para você” exibe temas em alta personalizados de acordo com as preferências de cada usuário. Segundo o X, o Grok fará resumos de notícias baseados em postagens da rede social.

O X lembra que o recurso continua em testes e exibe a seguinte mensagem para os usuários: “Esta história é um resumo das postagens no X e pode evoluir com o tempo. Grok pode cometer erros, verifique seus resultados.”

Se esse recurso funcionar como prometido, será uma adição útil para a rede social, pois pode economizar o tempo dos usuários que desejam ficar por dentro das notícias sem ter que rolar por milhares de posts.

O que é o Grok?

O Grok é o chatbot de IA de código aberto desenvolvido pelo xAI, startup do Elon Musk. A ferramenta funciona de maneira semelhante a outros concorrentes como ChatGPT e Gemini, porém seu diferencial é o conhecimento em tempo real obtido através das publicações do X.

Além disso, Elon Musk destacou que o Grok é um modelo de IA sarcástico, pois é ele é capaz de responder qualquer tipo de interação, incluindo solicitações politicamente incorretas — algo que outros chatbots de IA costumam rejeitar.

O chatbot foi liberado para usuários Premium + da rede social em dezembro do ano passado. Em março, o X anunciou que a ferramenta seria disponibilizada para todos os assinantes. Atualmente, a inscrição básica custa R$ 15,75 mensalmente.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: