Durante a WWDC 2024, a Apple anunciou a expansão do Apple Vision Pro para mais nove países. Lançado inicialmente nos Estados Unidos em fevereiro, o Vision Pro agora estará disponível na China, Hong Kong, Japão e outras regiões.
Expansão internacional e novidades
Os usuários desses novos mercados poderão aproveitar a primeira versão do dispositivo espacial da Apple, especialmente com o lançamento iminente do visionOS 2. A pré-venda começa nesta quinta-feira (13), às 18h PT (21h no horário de Brasília), com disponibilidade a partir de sexta-feira, 28 de junho. Nos países como Austrália, Canadá, França, Alemanha e Reino Unido, a pré-venda começa na sexta-feira, 28 de junho, às 5h PT (10h em Brasília), com disponibilidade a partir de 12 de julho.
Novidades
Os usuários do Apple Vision Pro poderão expandir a usabilidade de quase todos os aspectos de seu dispositivo com as grandes atualizações do visionOS 2.0. A Apple lançou o VisionOS em fevereiro deste ano e, hoje, anunciou atualizações que, de acordo com a empresa, abrangem produtividade, colaboração e entretenimento.
Alguns aplicativos disponíveis receberam uma demonstração para o VisionOS, que agora tem mais de 2.000 aplicativos. Esses aplicativos incluem jogos, experiências imersivas, ferramentas educacionais e entretenimento. A falta de conteúdo para o Apple Vision Pro foi uma das maiores preocupações iniciais com relação à plataforma, mas os desenvolvedores aos poucos foram se interessando por ela.
O Apple Vision Pro tem aplicativos nativos para ferramentas de produtividade como Zoom, Webex e o pacote Microsoft 365. Aplicativos de esportes imersivos estão disponíveis na NBA, MLS, NHL, MLB e muito mais. Todas as plataformas tradicionais de streaming, do Apple TV+ ao Showtime e ao Disney+, estão disponíveis no Apple Vision Pro.
Design e novas maneiras de conectar
Com o visionOS 2, a Apple afirma que novas maneiras de se conectar e trabalhar em conjunto estão chegando à plataforma.
O Photos no VisionOS 2 aprimorará seu uso para além das fotos espaciais. A Apple diz que a nova versão do Photos para visionOS usa aprendizado de máquina para transformar imagens 2D em imagens 3D com o clique de um botão. Qualquer foto em uma biblioteca, de retratos a panoramas, pode ser convertida em uma foto espacial simulada.
O SharePlay no aplicativo Fotos permitirá que os usuários compartilhem fotos com outros usuários do Apple Vision Pro para que possam usar o recurso para várias pessoas
Novos gestos permitem que os usuários girem as mãos para acessar rapidamente novos recursos, como a tela virtual do Mac, configurações e interfaces de controle.
O Mac Virtual Display será atualizado para uma tela virtual maior e envolvente, e o visionOS 2 permitirá o uso de vários monitores.
Displays e processamento
O dispositivo possui dois displays micro OLED 4K com um total de 23 milhões de pixels e mais de uma dúzia de câmeras. Conta ainda com uma coroa digital para alternar entre os modos de realidade virtual (VR) e aumentada (AR).
Equipado com o processador M2 da Apple, o Vision Pro roda o visionOS, executa algoritmos avançados de visão computacional e entrega gráficos com alta eficiência. O novo chip R1 é dedicado ao processamento de entradas de câmeras, sensores e microfones, transmitindo imagens para os displays em 12 milissegundos, proporcionando uma visualização praticamente em tempo real.
Câmeras e sensores
O Apple Vision Pro inclui 12 câmeras e cinco sensores para monitoramento de gestos manuais, mapeamento do ambiente externo e gravação de vídeos espaciais ou fotos.
Duas câmeras transmitem imagens reais no modo AR, enquanto as outras monitoram a cabeça e as mãos, além de realizar mapeamento 3D em tempo real. Iluminadores infravermelhos ajudam no rastreamento manual em condições de baixa luminosidade, e sensores de profundidade LiDAR também estão presentes, como nos iPhones e iPads.
FIQUE POR DENTRO!