O editor de texto WordPad será removido do Windows em breve. A Microsoft anunciou que o programa não será mais atualizado e não estará presente na próxima versão do sistema operacional.
A empresa recomenda ainda que os usuários utilizem o Microsoft Word para editar arquivos nos formatos .doc e .rft, e o Windows Notepad para documentos em .txt.
O WordPad foi lançado com o Windows 95 para substituir o então app de edição de texto, o Microsoft Write. O .rtf, um dos principais formatos para o qual o aplicativo foi criado, basicamente, caiu em desuso nos últimos, tornando o programa obsoleto.
Nem Word, nem Bloco de Notas
É comum ouvir críticas ao WordPad, por não ser tão leve e simples quanto o Bloco de Notas nem completo e sofisticado quanto o Word. Apesar de conter os principais recursos de edição de texto e não oferece ferramentas básicas, como corretor ortográfico, notas de rodapé, dicionário de sinônimos, entre outras.
Curiosamente, a notícia foi dada um dia depois do anúncio de uma atualização do programa Bloco de Notas. A nova versão salva os conteúdos automaticamente e permite que, ao fechar e abrir um arquivo, o usuário recomece de onde parou.
O WordPad não é o único programa do Windows descontinuado pela Microsoft este ano. Recentemente, o Windows 11 perdeu a assistente virtual Cortana, que já havia sido removida dos consoles Xbox e dos dispositivos Android e iOS.
Veja também: