WhatsApp permitirá usar Meta AI como assistente de voz

 William Schendes
William Schendes

O WhatsApp está desenvolvendo uma nova funcionalidade de inteligência artificial (IA) que permitirá utilizar o Meta AI, chatbot da Meta, de maneira semelhante a um assistente de voz.

Atualmente, o Meta AI já está disponível em alguns países, mas as solicitações via WhatsApp são feitas apenas por texto. Relatórios recentes revelam uma funcionalidade em teste que possibilitará interações por voz com o chatbot.

A informação vem de uma publicação do WABetaInfo, que detectou a novidade na versão beta 2.24.17.16 do WhatsApp para Android. Outra publicação identificou o recurso na versão beta 24.16.10.70 para iOS.

Nas capturas de tela abaixo, é possível ver o ícone de som ao lado da caixa de texto. Ao clicar nesse ícone, o WhatsApp começa a ouvir a voz do usuário. Segundo o WABetaInfo, será possível escolher entre 10 diferentes vozes do Meta AI.

WhatsApp permitirá usar Meta AI como assistente de voz
(Imagem: Reprodução/ WABetaInfo)

A novidade será útil para usuários que fazem consultas em aplicativos de IA, como ChatGPT ou Gemini, e mantêm o WhatsApp sempre aberto. Para alguns, o Meta AI por voz otimizará o tempo de pesquisa, eliminando a necessidade de abrir aplicativos de chatbots no smartphone.

Ainda não há um prazo para o lançamento das consultas por voz do Meta AI no WhatsApp, mas espera-se que a opção seja liberada na versão padrão do aplicativo em uma atualização futura.

Vale lembrar que o Brasil ainda não conta com o Meta AI no WhatsApp, pois a Meta suspendeu seus recursos de IA generativa no país até atender às exigências de privacidade impostas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: