O WhatsApp está testando uma opção que impede os usuários de realizarem capturas de tela em fotos de perfil de contatos. A novidade foi identificada pelo site Android Police.
Com essa nova opção, o WhatsApp está trazendo uma camada a mais de proteção contra golpistas que utilizam fotos de usuários para criar perfis falsos. O golpe do perfil falso é comum no Brasil com criminosos que costumam pedir dinheiro para familiares e amigos da vítima.
Anteriormente, em fevereiro desse ano, a opção para impedir capturas de tela já havia sido identificada na versão beta 2.24.4.25, como reportou o WABetaInfo.
Agora, o Android Police relata sobre usuários que não conseguiram tirar screenshots das fotos de perfil de outros contatos na versão padrão do WhatsApp.
Testando no meu dispositivo — que tem a versão beta 2.24.6.16 — o aplicativo apresentou a mensagem de erro “Não é possível capturar telas devido à política de segurança” quando tentei capturar uma foto de perfil. Para imagens de grupos ainda é possível tirar screenshots.
Na imagem abaixo é possível conferir a mensagem de erro apresentada pelo aplicativo:
Como observa o Android Police, o bloqueio para screenshots está ativado por padrão nos dispositivos e até o momento não há uma opção para desativá-lo.
WhatsApp Beta apresenta criador de figurinhas
O WhatsApp Beta adicionou um novo recurso que permite aos usuários criarem suas figurinhas no próprio aplicativo. A novidade foi notada pelo WABetaInfo, site especializado em atualizações do mensageiro, na versão 2.24.6.5 beta do Android.
A opção de criar figurinhas estará disponível num botão verde com o ícone de caneta. Ao clicar em “Criar” os usuários poderão escolher imagens e editá-las.
Confira como funciona o recurso na matéria completa.
SAIBA MAIS!
-
WhatsApp testa chaves de acesso no iOS para aumentar a segurança
-
Cuidado com os PDFs: novo malware está roubando dados de brasileiros
-
Android 15: Google pode trazer recurso de mensagens via satélite