O WhatsApp anunciou hoje uma nova forma de interagir em grandes grupos de bate-papo: a conversa de voz. Embora o nome do novo recurso possa já nos fazer pensar nas chamadas de voz em grupo, trata-se de uma ferramenta diferente.
Após passar pelos devidos testes na versão beta, o recurso de bate-papo de voz em grupos deve chegar ao WhatsApp para Android e iOS no decorrer das próximas semanas. E o bate-papo de voz será inicialmente lançado para grupos maiores: entre 33 e 128 participantes.
Novo sistema de notificação mais discreto e mais interação
A primeira diferença que os usuários devem perceber, em relação às chamadas de voz, é a forma do aplicativo de notificar um bate-papo. Enquanto a chamada de voz aparece como uma ligação comum, tocando/vibrando o aparelho até que seja aceita ou desligada, o bate-papo de voz mandará uma notificação push.
Quando alguém de um de seus grupos no WhatsApp iniciar um bate-papo, você receberá a notificação e uma bolha de bate-papo deve aparecer na tela convidando a participar. A partir daí, os integrantes do grupo poderão entrar no bate-papo de voz em diferentes momentos.
Durante a conversa, os participantes que estão no bate-papo poderão encontrar no topo do chat os controles de chamada, por meio dos quais poderão enviar mensagens de texto para outros integrantes do grupo que não estão na conversa de voz.
As pessoas que estão no grupo, mas ainda não estão na conversa de voz, por sua vez, poderão checar os perfis daqueles amigos que estão no novo bate-papo, para decidir se deseja entrar ou não. Essas informações poderão ser acessadas na aba Chamadas, na parte de cima do grupo.
Como iniciar uma conversa de voz
Já anunciada oficialmente no site do WhatsApp, o novo recurso terá um símbolo diferente do ícone de telefone que aparece para as chamadas de voz. E a própria página já dá o passo a passo com o símbolo, como é possível conferir abaixo.
Com o lançamento do novo recurso, o WhatsApp passa a concorrer em pé de igualdade, em termos de comunicação em grandes grupos, com outros apps de conversa que já contavam com ferramentas semelhantes, como Discord, Telegram e Slack.
FIQUE POR DENTRO!