Western Digital tevela framework revolucionário de armazenamento para IA

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Western Digital anunciou um novo framework de ciclo de dados de Inteligência Artificial (IA) que promete transformar a forma como empresas gerenciam e armazenam dados de IA. Com seis etapas estratégicas, o objetivo é otimizar a combinação ideal de armazenamento para cargas de trabalho de IA, ajudando clientes a maximizar investimentos, melhorar eficiência e reduzir o custo total de posse (TCO) de seus fluxos de trabalho.

Todo o ciclo de dados da WD (Imagem: Divulgação)

Potencial da IA e desafios de armazenamento

Os modelos de IA operam em um ciclo contínuo de consumo e geração de dados, processando texto, imagens, áudio e vídeo, enquanto produzem novos dados. À medida que a complexidade das tecnologias de IA aumenta, a demanda por sistemas de armazenamento capazes de suportar essas cargas computacionais também cresce. Com isso, a Western Digital adaptou seu portfólio de produtos e tecnologias de Flash e HDD para atender aos requisitos de cada etapa desse ciclo.

Entre os lançamentos, destaque para o novo SSD PCIe Gen5 de alto desempenho, projetado para suportar o treinamento e a inferência de IA. Além disso, a empresa introduziu um SSD de alta capacidade de 64TB para data lakes rápidos e o HDD ePMR de maior capacidade do mundo, o UltraSMR de 32TB, destinado ao armazenamento econômico em grande escala.

SSD Ultrastar para Datacenter (Imagem: Divulgação)

Ed Burns, diretor de pesquisa da IDC, destacou a importância do armazenamento no cenário da IA generativa: “As implicações para esta indústria serão significativas, pois o armazenamento e o acesso aos dados influenciam a velocidade, a eficiência e a precisão dos modelos de IA”.

Novas soluções corporativas

A WD também lançou o SSD Ultrastar DC SN861, a primeira solução corporativa PCIe Gen 5.0 da empresa, com capacidades de até 16TB e desempenho três vezes maior em comparação com a geração anterior. Além disso, a gama expandida de SSDs empresariais Ultrastar DC SN655 oferece até 64TB para preparação de dados de IA e data lakes mais rápidos.

Além disso, para armazenamento massivo a empresa está amostrando o HDD Ultrastar DC HC690 UltraSMR de 32TB, projetado para data centers de nuvem hiperescaláveis e empresariais. Este HDD promete ser vital nos fluxos de trabalho de IA que exigem armazenamento em larga escala e baixo TCO.

HD Ultrastar HC690 (Imagem: Divulgação)

Rob Soderbery, vice-presidente executivo e gerente geral da Unidade de Negócios de Flash da Western Digital, reforçou o compromisso da empresa: “O novo framework do Ciclo de Dados de IA vai ajudar nossos clientes na construção de uma infraestrutura de armazenamento que impacta positivamente o desempenho, a escalabilidade e a implantação de aplicativos de IA”.

Com esse entendimento profundo da interação entre IA e armazenamento de dados, a WD está oferecendo soluções que não apenas aumentam a capacidade, mas também são projetadas para suportar o máximo desempenho das cargas de trabalho de IA de próxima geração.

FIQUE POR DENTRO!

  • Chegou a hora de atualizar! Netflix deixará de funcionar em Apple TVs antigas

  • iOS 18 vai exigir (no mínimo) iPhone 15 Pro para recursos de IA avançada

  • iPhone 16 terá telas maiores e mais brilhantes, apontam rumores

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: