Western Digital tevela framework revolucionário de armazenamento para IA

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Western Digital anunciou um novo framework de ciclo de dados de Inteligência Artificial (IA) que promete transformar a forma como empresas gerenciam e armazenam dados de IA. Com seis etapas estratégicas, o objetivo é otimizar a combinação ideal de armazenamento para cargas de trabalho de IA, ajudando clientes a maximizar investimentos, melhorar eficiência e reduzir o custo total de posse (TCO) de seus fluxos de trabalho.

Ciclo de dados IA WD
Todo o ciclo de dados da WD (Imagem: Divulgação)

Potencial da IA e desafios de armazenamento

Os modelos de IA operam em um ciclo contínuo de consumo e geração de dados, processando texto, imagens, áudio e vídeo, enquanto produzem novos dados. À medida que a complexidade das tecnologias de IA aumenta, a demanda por sistemas de armazenamento capazes de suportar essas cargas computacionais também cresce. Com isso, a Western Digital adaptou seu portfólio de produtos e tecnologias de Flash e HDD para atender aos requisitos de cada etapa desse ciclo.

Entre os lançamentos, destaque para o novo SSD PCIe Gen5 de alto desempenho, projetado para suportar o treinamento e a inferência de IA. Além disso, a empresa introduziu um SSD de alta capacidade de 64TB para data lakes rápidos e o HDD ePMR de maior capacidade do mundo, o UltraSMR de 32TB, destinado ao armazenamento econômico em grande escala.

WD SN655 SSD
SSD Ultrastar para Datacenter (Imagem: Divulgação)

Ed Burns, diretor de pesquisa da IDC, destacou a importância do armazenamento no cenário da IA generativa: “As implicações para esta indústria serão significativas, pois o armazenamento e o acesso aos dados influenciam a velocidade, a eficiência e a precisão dos modelos de IA”.

Novas soluções corporativas

A WD também lançou o SSD Ultrastar DC SN861, a primeira solução corporativa PCIe Gen 5.0 da empresa, com capacidades de até 16TB e desempenho três vezes maior em comparação com a geração anterior. Além disso, a gama expandida de SSDs empresariais Ultrastar DC SN655 oferece até 64TB para preparação de dados de IA e data lakes mais rápidos.

Além disso, para armazenamento massivo a empresa está amostrando o HDD Ultrastar DC HC690 UltraSMR de 32TB, projetado para data centers de nuvem hiperescaláveis e empresariais. Este HDD promete ser vital nos fluxos de trabalho de IA que exigem armazenamento em larga escala e baixo TCO.

WD HC690 HD
HD Ultrastar HC690 (Imagem: Divulgação)

Rob Soderbery, vice-presidente executivo e gerente geral da Unidade de Negócios de Flash da Western Digital, reforçou o compromisso da empresa: “O novo framework do Ciclo de Dados de IA vai ajudar nossos clientes na construção de uma infraestrutura de armazenamento que impacta positivamente o desempenho, a escalabilidade e a implantação de aplicativos de IA”.

Com esse entendimento profundo da interação entre IA e armazenamento de dados, a WD está oferecendo soluções que não apenas aumentam a capacidade, mas também são projetadas para suportar o máximo desempenho das cargas de trabalho de IA de próxima geração.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: