watchOS 11 já está disponível: confira os novos recursos e aplicativos do SO

 William Schendes
William Schendes

A Apple lançou novas atualizações de seus sistemas operacionais nesta semana. Além do iOS 18, a empresa liberou o watchOS 11, a nova versão do seu sistema para smartwatches.

A nova versão está disponível para o Watch Series 6 e posteriores, Watch Ultra 1 e 2, e depende de um iPhone XS ou posterior rodando o iOS 18.

Com o iPhone atualizado para o iOS 18, os usuários que desejarem instalar o watchOS 11 devem acessar as configurações do smartphone, abrir o aplicativo Apple Watch, clicar em “Meu Relógio”, seguir para “Geral” e selecionar “Atualização de Software”.

Também é possível atualizar diretamente pelo relógio, acessando o app “Ajustes” > “Geral” > “Atualizações de Software”.

O watchOS 11 traz novos recursos de monitoramento de saúde, além de novas funcionalidades e aplicativos.

watchOS 11

Aplicativo Vitals

Uma das principais novidades do watchOS 11 é o aplicativo Vitals, que rastreia métricas de sono. Com esse app, os usuários poderão visualizar métricas como frequência cardíaca, respiratória, temperatura corporal, duração do sono e mais.

O aplicativo também enviará notificações alertando os usuários sobre o consumo de álcool e possíveis doenças relacionadas a métricas elevadas.

Carga de treinamento

A nova funcionalidade de carga de treinamento mede a intensidade e duração dos treinos, além de avaliar o impacto deles no corpo do usuário. O recurso também exibirá classificações de esforço, avaliando a dificuldade do treino em uma escala de 1 a 10. As cargas de treinamento poderão ser visualizadas nos aplicativos Activity e Vitals.

Novos recursos para gravidez

O watchOS 11 traz novos recursos voltados à gravidez no aplicativo Saúde, mostrando mudanças físicas e mentais durante o período. No aplicativo Cycle Tracking, será possível visualizar a idade gestacional e registrar sintomas da gravidez.

Anéis mais personalizáveis

A atualização também traz anéis de atividade mais personalizáveis. Agora, os usuários poderão ajustar as metas diárias de atividade por dia da semana e pausar os anéis em dias de descanso por períodos de um dia, uma semana ou um mês, sem afetar o progresso para alcançar os prêmios.

Tradutor

O aplicativo Tradutor agora está disponível para o Apple Watch e utiliza aprendizado de máquina para reconhecimento de fala, apresentando traduções rapidamente no pulso do usuário. Os relógios também poderão exibir um widget do aplicativo Tradutor enquanto os usuários estiverem viajando.

Notificações de apneia do sono

O Apple Watch Series 9, Apple Watch Series 10 e Apple Watch Ultra 2 terão um novo recurso que ajudará a identificar sinais de apneia do sono dos usuários. A funcionalidade fará a detecção dos sinais utilizando um acelerômetro para monitorar pequenos movimentos do pulso enquanto o usuário está dormindo. As infomrações serão rastreadas por uma nova métrica do Apple Watch chamada de Distúrbios Respiratórios.

A detecção de apneia do sono está disponível em 150 países, mas o Brasil está fora da lista.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: