A marca chinesa Fiio anunciou que lançará uma releitura do Walkman TPS-L2, o primeiro modelo de toca-fitas do mundo, lançado pela Sony em 1979. O CP13 foi criado para celebrar, ainda que com algum atraso, os 40 anos do Walkman.
A versão mais atual de toca-fitas começará a ser vendida em janeiro 2024, nas cores azul com prata e branco com preto. De acordo com um post da companhia do X, o primeiro lote será limitado e o aparelho custará menos de US$ 130 (cerca de R$ 640). Por isso, recomenda aos interessados acompanharem os seus anúncios oficiais.
Ainda não foram reveladas muitos detalhes técnicos, além de o dispositivo prometer se um player de fitas cacete com áudio de alta qualidade. Nas imagens de divulgação é possível ver uma entrada para fones de ouvido, uma luz de LED que indica status da bateria e uma porta USB-C.
Não se sabe a porta USB-C se será utilizada apenas para a recarga do aparelho ou se poderá ser conectada a outros aparelhos para digitalizar e arquivar gravações. Também não é possível visualizar indicações sobre conexão via Bluetooth, por exemplo.
Isso, no entanto, não parece ser um impedimento para os fãs de toca-fitas, que ficaram animados. O aparelho tem sido alvo de conversas em vários fóruns na internet, como o Reddit, e nas publicações oficiais da Fiio.
“Quando? Quanto? Levem todo o meu dinheiro”, brincou um usuário no Instagram na empresa. “Isso é tão legal! Obrigado por fabricarem”, disse outro.
A fita cassete voltou?
Toda a empolgação com o anúncio do CP13 pode ter fundamento. Sites especializados em música vêm anunciando um possível retorno das fitas cassetes, assim como aconteceu com os discos de vinil.
Um sinal disso é o lançamento de álbuns novos no formato, com ocorreu com os mais recentes de Taylor Swift e The Weeknd . As trilhas sonoras da série Stranger Things e do filme Guardiões da Galaxy também foi lançada no formato e venderam milhares de unidades.
A Fiio pode estar se antecipando a essa tendência que deve agradar àqueles que sentem saudade de rebobinar uma fita e do barulho ao apertar os botões.
Veja também: