A Volkswagen está planejando demitir cerca de 2 mil funcionários da divisão Cariad, responsável pelo desenvolvimento de software para carros elétricos (VE). De acordo com a informação publicada pela Reuters, a decisão pode afetar a produção de VE para os próximos dois anos.
Falhas da Cariad motivaram o plano da demissão
Segundo a Reuters, a principal razão por trás do plano da Volkswagen de demitir quase 2 mil pessoas foi uma sequência de falhas da Cariad, incluindo o estouro no orçamento previamente aprovado. O setor teria cometido erros nos sistemas implementados em três modelos diferentes já lançados, os ID.3, ID.4 e ID.5.
Para tentar reverter esse quadro, o CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, trouxe Peter Bosch da Bentley para a VW e o incumbiu de reestruturar a Cariad. E entre as ações do executivo para "colocar a empresa de software novamente nos trilhos", está a demissão de grande parte dos funcionários atuais.
Não ficou claro ainda se Bosch já teria um plano para que a saída de tantas pessoas não afetasse a fabricação de carros elétricos da Volkswagen. Ou se, talvez, o forte impacto que o setor da empresa poderá sentir em 2024 e 2025 fazem parte de um plano a longo prazo para voltar a crescer.
Plano só deve ser posto em prática após aprovação do sindicato dos trabalhadores
Até o momento, o plano de demissão já teria sido aprovado pelo conselho de administração da Volkswagen. Contudo, é necessário que ele ainda seja votado e aprovado pelo sindicato dos trabalhadores. Para tanto, o plano precisa cumprir exigências como proporcionar estabilidade até 2025 às pessoas demitidas no decorrer dos próximos dois anos.
Segundo um porta-voz do sindicato, os funcionários da montadora alemã não vão aceitar cortes realizados de formas generalizadas. E o plano da empresa precisa conter informações sobre "quais os cargos devem ser cortados em termos de estrutura e tarefas".
FIQUE POR DENTRO!
- Lembra dele? Samsung faz homenagem a smartphone clássico com o novo Galaxy Z Flip 5
- ViewSonic revoluciona espaços grandes com projetor laser ultracurto
- Realme GT 5 Pro quebra recorde no AnTuTu!