A Tesla divulgou ontem uma atualização em vídeo do seu robô humanoide Optimus. Também conhecido como Tesla Bot, o Optimus não vinha sendo levado muito a sério pelo público, após algumas apresentações nada impressionantes. Agora, contudo, o novo vídeo fez os espectadores se perguntarem se tudo não se tratava de CGI.
Redes neurais de ponta a ponta
Na atualização publicada na rede social X, a Tesla mostra o Optimus realizando uma tarefa simples, mas impressionantes para um robô: ele está classificando objetos de forma autônoma. Assim como as últimas versões do Full Self-Driving da Tesla, o Optimus também está sendo treinado com redes neurais de ponta a ponta.
De acordo com o vídeo, o Optimus já é capaz de auto-calibrar seus braços e pernas usando apenas sua visão e códigos de articulações. Além disso, ele demonstra capacidade de realizar ações de correção autônomas, como perceber se um objeto está na posição correta.
Com uma mecânica mais estável e uma atualização mais refinada, o protótipo aparentemente funcional impressiona no vídeo, ao ponto de os espectadores discutirem se tudo não se passava de algo produzido por efeitos especiais (CGI).
Algumas pessoas destacam que o robô não tem sombra no vídeo e que deve ser de CGI. Outras acham a acusação absurda. Embora o novo vídeo deixe a dúvida no ar, o fato é que o Optimus já existe, como pode ser visto neste outro vídeo abaixo:
O vídeo foi republicado pela Tesla com a legenda "Isso já era louco, mas as coisas parecem estar ficando ainda mais loucas", referindo-se ao vídeo da atualização.
Mas notamos que o projeto estava ganhando credibilidade com a última atualização na assembleia de acionistas da Tesla de 2023 no início deste ano.
Elon Musk acredita que Optimus será principal produto da Tesla
Em uma ocasião anterior, o CEO da Tesla Elon Musk destacou que “o material do Optimus é extremamente subestimado”. Na época, a empresa lançava uma atualização anterior, que também não animou muito.
O empresário, contudo, acredito fortemente que o robô deve se tornar um dos principais produtos da Tesla. Segundo Musk, ele podia “prever com segurança” que o Optimus será responsável futuramente pela "maior parte do valor de longo prazo da Tesla”, com uma demanda que deve alcançar 10 a 20 bilhões de unidades.
A Tesla ainda não divulgou um cronograma com datas de lançamento e comercialização. Além disso, a expectativa é de que o Optimus seja testado inicialmente nas operações da própria empresa.
FIQUE POR DENTRO!
- Carros elétricos da Tesla têm menos chances de serem roubados; entenda
- Quase 500 marcas de smartphones já deixaram o mercado desde 2017
- Frank Rubio se torna 1º astronauta dos EUA a passar mais de um ano no espaço
- Neuralink iniciará testes em humanos de implante cerebral para paralisia