ViaMobilidade lança sistema com IA de previsão de trens em tempo real

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A ViaMobilidade, concessionária das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda em São Paulo, implementou o sistema "Próximo Trem", que permite aos passageiros acompanhar em tempo real a previsão de chegada dos trens nas estações.

O serviço é acessado por meio de QRCodes instalados nas plataformas, fornecendo informações como número da linha, sentido, status da operação e horário estimado de chegada.

ViaMobilidade QR Code
(Imagem: Divulgação)

O "Próximo Trem" foi desenvolvido internamente, por cientistas de dados, engenheiros, gerentes de projeto e desenvolvedores, e essa abordagem permitiu a customização da solução para atender às especificidades das linhas, garantindo integração total com os sistemas existentes.

Além disso, a interface do sistema foi projetada com foco em acessibilidade, assegurando que o serviço seja inclusivo para todos os usuários.

Desde seu lançamento, no dia 11 de novembro, o sistema já registrou mais de 22.000 acessos únicos, com uma média de 2.000 usuários diários e um engajamento médio de 27 segundos por acesso nos primeiros dias de funcionamento. Ao longo do período de concessão, estima-se que o "Próximo Trem" processe aproximadamente 7 terabytes de dados de posicionamento dos trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, um volume equivalente a armazenar 1,75 milhão de fotos em alta resolução.

Via Mobilidade trem QR Code
É possível saber exatamente onde o trem está (Imagem: Divulgação)

O sistema utiliza informações dos Circuitos de Via Digitalizados (CDV), integrados ao Centro de Controle Operacional (CCO). Essas informações são processadas praticamente em tempo real, com atualizações a cada cinco segundos, garantindo previsões precisas e um monitoramento bastante eficiente.

Para isso tudo foi usada a inteligência artificial, baseada em Deep Learning, capaz de reconhecer padrões operacionais e identificar os trens em operação. O Machine Learning possibilita cálculos mais precisos do tempo médio de trajeto entre estações, enquanto são simulados os trajetos, e assim otimizam o planejamento operacional.

Além do "Próximo Trem", em 41 estações das Linhas 8 e 9 existe internet gratuita, permitindo que os passageiros acessem a internet de forma segura enquanto aguardam o próximo trem, chequem e-mails e verifiquem aplicativos de mensagens.

A integração com o site Mobilidade e a plataforma possibilita centralizar informações institucionais e operacionais em uma única rede, potencializando a eficiência do sistema e contribuindo para uma experiência de mobilidade urbana mais moderna e confiável.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: