Eclipse solar: Veja a perspectiva dos astronautas da ISS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Na próxima segunda-feira (08), um espetáculo celestial acontecerá, com a lua se posicionando entre a Terra e o sol, resultando em um eclipse solar. Este evento será visível em uma área que se estende pelos EUA, do Maine ao Texas, além do Canadá e México.

Eclipse solar (Imagem: freepik)

Enquanto muitos terrestres estarão olhando para o céu, os astronautas Jeanette Epps e Tracy Dyson, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), terão uma visão única e privilegiada do fenômeno. A ISS, localizada a cerca de 400 km acima da Terra, permitirá que eles observem a sombra projetada pelo eclipse sobre seus países de origem.

Eles inclusive falaram a respeito por vídeo:

De acordo com a NASA, os astronautas na ISS terão três oportunidades de ver a sombra do eclipse sobre a superfície terrestre, enquanto ela se desloca pelo Oceano Pacífico, Nova Zelândia, Califórnia, Idaho, Maine e New Brunswick.

Veja o caminho do eclipse:

Epps compartilhou sua empolgação, destacando a importância científica do evento para entender a relação entre o sol, a lua e a Terra. O eclipse proporciona uma oportunidade rara para estudar o sol e sua influência na atmosfera terrestre.

Enquanto os espectadores terrestres se preparam para o evento, a recomendação crucial é o uso de óculos de proteção especiais (não são apenas óculos escuros!) para observar o sol com segurança. Para quem não conseguir estar no local do eclipse, opções de transmissão online estarão disponíveis.

SAIBA MAIS!

  • WhatsApp testa botão de curtir status semelhante ao do Instagram
  • YouTube te ajudará a pular partes chatas de um vídeo

  • Google Wallet agora aceita autenticação para pagamentos no transporte público

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: