Com o início do prazo para a declaração do Imposto de Renda 2025, aumentam também os golpes que tentam se aproveitar dos contribuintes. E-mails falsos, sites clonados e programas maliciosos são algumas das armadilhas identificadas nos últimos anos por empresas de cibersegurança, como a Kaspersky, que compartilhou orientações práticas para quem quer fazer a declaração de forma segura.
Entre os golpes mais comuns estão mensagens que simulam comunicações da Receita Federal, informando supostos erros na declaração, pendências ou até a liberação de restituições. Essas mensagens geralmente contêm links maliciosos ou solicitam o download de programas que podem instalar trojans no dispositivo para roubo de dados.
Com boa parte dos serviços da Receita centralizados na plataforma gov.br, aumentaram também os ataques de phishing voltados a roubar credenciais de acesso. Para evitar problemas, o ideal é sempre utilizar os canais oficiais da Receita e adotar boas práticas de segurança.

Recomendações para evitar cair em golpes na declaração do Imposto de Renda
-
Use apenas canais oficiais para declarar: O programa IRPF para computador, o site da Receita Federal e o aplicativo Meu Imposto de Renda são as opções seguras.
-
Ative a verificação em duas etapas no gov.br: Recurso importante para proteger o acesso à conta.
-
Desconfie de mensagens suspeitas: A Receita não envia e-mails ou SMS com links ou solicitações de dados.
-
Evite clicar em links: Acesse o site da Receita digitando o endereço diretamente no navegador.
-
Não compartilhe dados sensíveis: CPF, senhas e informações bancárias só devem ser inseridos em plataformas oficiais.
-
Cuidado com promessas falsas: A Receita não oferece benefícios em troca de informações pessoais.
-
Mantenha um antivírus atualizado: Um bom software de segurança pode evitar infecções por malware.
“A cada ano, observamos um aumento na sofisticação dos golpes relacionados ao Imposto de Renda. Os criminosos se aproveitam da ansiedade e da falta de informação dos contribuintes. É essencial redobrar a atenção, principalmente com dados sensíveis como informações bancárias e de identidade.”
- Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.
Em caso de dúvidas, a orientação é buscar os canais oficiais da Receita Federal para confirmar qualquer informação antes de agir. A atenção aos detalhes é essencial para evitar prejuízos.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!