Um usuário do iPhone 15 Pro relatou na rede social Reddit que a bateria de seu novo dispositivo começou a inchar. Embora ainda não tivesse sido registrado nos modelos da 15ª geração de iPhones, o problema não é exatamente uma novidade entre os aparelhos da Apple.
Em meados de maio deste ano, proprietários dos modelos iPhone 13 e 14 Pro também relataram o inchaço da bateria em seus smartphones. A notícia do novo problema na linha 15 do aparelho chega ainda pouco depois de reclamações sobre superaquecimento.
Usuário que relatou inchaço da bateria já teve o problema resolvido
No reddit, o usuário Leather_Cheerio_402 publicou uma imagem de seu iPhone 15 Pro com a bateria inchada. Ele disse ainda ter usado o aparelho por alguns dias sem reparar no problema, até tentar colocar uma capa e perceber que ela não cabia normalmente.
"Ia encomendar uma nova capa, mas percebi que o telefone estava realmente inchando", contou. Segundo o proprietário do aparelho, o dispositivo não passou por quedas ou quaisquer outros incidentes que pudessem ter atingido a bateria.
Sobre a temperatura do aparelho, o usuário disse que não registrou superaquecimento, apenas um cheiro estranho. “Também não percebi que meu telefone estava excepcionalmente quente. Só cheira a eletrônicos ruins.”
Já ciente de casos similares em modelos anteriores, o suporte da Apple orientou o usuário a ir até a Verizon, onde ele havia comprado o dispositivo, e terá seu aparelho trocado.
Inchaço da bateria é um comportamento normal de segurança (mas não tão cedo)
Em 2017, a Samsung precisou fazer um recall do Galaxy Note 7 após um número considerável de usuários relatarem inchaço de bateria, aumento de temperatura e até explosões dos aparelhos. Embora a nova reclamação acerca do iPhone 15 Pro possa nos fazer lembrar disso, não parece ser a situação.
Na verdade, o inchaço da bateria pode ser um comportamento normal de segurança justamente para evitar incêndios e outros acidentes. No caso do iPhone 15 Pro, o usuário revelou que a bateria inchou, mas, de fato, o iPhone 15 Pro não superaqueceu.
Contudo, é bem mais comum que baterias mais antigas tenham mais chances de passar pelo problema. Um relatório publicado no ano passado chegou a a firma que alguns dispositivos Samsung Galaxy podem passar por isso conforme envelhecem.
Embora incomum, o fato de um caso de inchaço de bateria já ter sido registrado na nova linha de iPhone é motivo para a Apple ficar atenta aos problemas da 15ª geração, ainda mais após os relatos de superaquecimento.
Apple ainda não resolveu problema de superaquecimento
Embora o lançamento da nova linha de iPhones tenha sido há menos de um mês, já há vários relatos e reclamações sobre um superaquecimento nos modelos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max.
Acredita-se que o responsável pelo problema seja o novo e poderoso chip A17 Pro, presente apenas nos modelos citados. As informações indicam que o chip pode superaquecer quando o iPhone 15 Pro executa jogos ou outras tarefas intensivas, quando o aparelho está carregando ou quando ele é usado enquanto está carregando.
Até o momento, a Apple ainda não divulgou que soluções vai colocar em prática para o problema de superaquecimento.
FIQUE POR DENTRO!
- Apple está pronta para novos grandes investimentos em IA generativa, diz Tim Cook
- Brasil passa a liderar ranking de inovação na América Latina
- Meta anuncia IA que pode ser usada no WhatsApp, no Facebook e no Instagram
- IA pode criar até 50 milhões de empregos até 2030 e exigir novas competências, aponta estudo