Uso de Inteligência Artificial cresce em empresas na América Latina, revela pesquisa

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Uma pesquisa recente encomendada pela IBM revela que a América Latina está confirmando o rápido avanço na adoção da Inteligência Artificial (IA) pelas grandes empresas.

Segundo o estudo "IBM Global AI Adoption Index 2023", conduzido pela Morning Consult, 67% dos profissionais de TI entrevistados em países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru afirmaram que suas organizações aceleraram a implementação da IA nos últimos 24 meses, superando a média global de 59%.

Crescimento do uso de IA na América Latina (Imagem: freepik)

O gerente geral da IBM América Latina, Tonny Martins, observou que empresas de diversos setores estão investindo cada vez mais em IA, passando da fase experimental para novos investimentos, reconhecendo os benefícios que essa tecnologia pode oferecer.

Ele ainda ressaltou a importância de manter a governança como elemento central, além da necessidade de capacitar profissionais para construir o futuro.

A pesquisa também destacou a receptividade das empresas latino-americanas ao uso de IA generativa, com 37% delas implementando ativamente essa tecnologia e 45% explorando suas possibilidades.

Nem tudo são flores

No entanto, o estudo identificou que a principal barreira para a adoção de IA na região é a falta de habilidades e conhecimento especializado (32%). Para superar esse obstáculo, 38% das empresas planejam investir na requalificação e desenvolvimento de suas equipes nos próximos 12 meses.

Além disso, a pesquisa evidenciou uma forte preocupação ética e responsável em relação à IA, com 90% dos profissionais de TI concordando que os consumidores preferem empresas que oferecem transparência no uso de dados e modelos de IA.

Em termos de aplicação, as áreas mais comuns de uso de IA nas empresas latino-americanas incluem trabalho digital (39%), automação de processos de TI (36%) e marketing e vendas (35%).

Por outro lado, aplicações como diagnóstico em saúde (8%), análise de risco ambiental (10%) e sustentabilidade (16%) ainda estão em estágios iniciais de adoção.

Metodologia

A pesquisa, realizada em novembro de 2023, abrangeu uma amostra representativa de 8.584 profissionais de TI de 20 países, com uma margem de erro de +/-1 ponto percentual nos resultados globais.

SAIBA MAIS!

  • Nutricionista na mão: Galaxy Ring pode promover alimentação saudável
  • Esqueceram de contar? Dubladora da Siri não sabia que Apple usava sua voz
  • Rumor: iPhone 17 terá tela antirreflexo e resistente a arranhões
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: