Última música dos Beatles foi lançada hoje graças a IA (e sem clonar vozes)

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Um música criada ao longo de cinco décadas e que é fruto da colaboração dos quatro Beatles através do tempo e da tecnologia que apenas em 2023 foi capaz de dar vida à canção. Now and Then é a última música da icônica banda e foi lançada hoje.

Tecnologia com aprendizado de máquina permitiu finalizar música

Em 1994, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr se reuniram novamente para escrever uma nova música dos Beatles. Para não fazer isso ser o companheiro John Lennon, morto em 1980, os demais integrantes da lendária banda recorreram à viúva do músico, Yôko Ôno.

A artista tinha uma gravação em fita K7 de Lennon tocando e cantando uma música inédita ao piano. Em 1995, como parte do projeto The Beatles Anthology, McCartney, Harrison e Starr tentaram usar a demo de Lennon e finalizar uma última música juntos.

Infelizmente, na época, a qualidade sonora da demo da década de 1970 impediu que o instrumental e a voz do músico fossem devidamente aproveitados. E a música seguiu inacabada. Apenas em 2022, um anova esperança de lançar a última música dos Beatles surgiu.

Para a gravação da sua série documental Get Back, sobre a banda, o diretor Peter Jackson e sua equipe desenvolveram um sistema de software capaz de usar o instrumental e a voz de Lennon separadamente, para edição e aprimoramento de cada parte.

Agora também sem George Harisson, falecido em 2001, McCartney e Starr se reuniram novamente para finalizar a música. Com a demo dos anos 1970 de Lennon, o material gravado por Harisson em 1995, as novas colaborações de McCartney e Starr e uma tecnologia que utiliza aprendizado de máquina, a música finalmente pôde ser finalizada.

Toda a história sobre a criação da música foi contada em um curta também desenvolvido por Peter Jackson, que pode ser visto acima. O vídeo traz imagens dos quatro integrantes juntos nos anos 1960, das gravações em 1995 e do momento em que a música é finalizada em 2023.

Um momento em particular emociona qualquer fã da banda que marcou a história da música mundialmente: quando é possível, pela primeira vez, ouvir novamente a voz de John Lennon com clareza, graças a tecnologia que foi capaz de recuperar a demo.

No YouTube, a trajetória da música é apresentada como uma "notável história de arqueologia musical [que] reflete a infinita curiosidade criativa e o fascínio compartilhado dos Beatles pela tecnologia. Marca a conclusão da última gravação que John, Paul, George e Ringo farão juntos e celebra o legado da banda mais importante e influente da história da música popular."

A série documental dos Beatles Get Back pode ser vista no Disney+. Um clipe musical de Now and Then, primeiro da carreira de Peter Jackson, será lançado amanhã, 3 de novembro. É possível ativar notificações para a estreia do clipe no link abaixo.

FIQUE POR DENTRO!

  • Xiaomi Mix Flip: Rumores revelam concorrente direto ao Galaxy Z Flip 5
  • Novidade no Chrome para iOS: Barra de endereços pode mudar de lugar; Veja como
  • Inovação no WhatsApp: Plataforma apresenta recurso "Perfis Alternativos"
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: