Em tempos de crescimento do número de streamings e das estratégias para reduzir o compartilhamento de senhas, cada vez mais pessoas estão aderindo o chamado IPTV. Mas afinal do que se trata o IPTV? Como funciona? Qual a diferente em relação aos streaming ou à TV a cabo?
O que é o IPTV?
Sigla para "Internet Protocol Television" ("Televisão por Protocolo de Internet", em tradução livre), IPTV é a televisão cujo conteúdo é transmitido diretamente pela internet. Diferente dos streamings, as variadas opções de IPTV trazem canais com diferentes programações e conteúdos. E diferente da TV a cabo ou por satélite, o IPTV não depende de cabos e antenas, dependendo apenas da sua conexão à internet.
Mas há sim semelhanças entre as 3 formas de consumir conteúdo. O funcionamento do IPTV é bem similar ao de um streaming de vídeo. E como uma TV a cabo, ele traz canais de TV de todo o mundo. É como se o IPTV misturasse as melhores coisas dos streamings e dos canais de televisão numa única plataforma. Tudo pela internet, para ser visto em diferentes dispositivos.
Há IPTVs que oferecem séries a serem vistas episódio por episódio, da forma como o usuário desejar. Mas a mesma plataforma pode trazer a programação, por exemplo, da ESPN ou de outros canais a cabo. Outra grande motivação para aderir ao IPTV é que há vários gratuitos e vários com preços menores do que os de TVs a cabo ou alguns streamings.
IPTV ao vivo ou sob demanda?
O IPTV ao vivo oferece canais de TV de todo o mundo em tempo real. Alguns dão acesso até mesmo a canais locais de pequenas cidades. O IPTV sob demanda traz o serviço similar ao do streaming, com conteúdo pronto para ser visto da forma como o usuário desejar. E por que não os dois? O IPTV híbrido combina as duas modalidades.
IPTV é legalizado no Brasil?
Sim, mas também já há quem se aproveite do serviço e ofereça versões pirateadas do IPTV. O problema surge quando listas de canais pagos são compartilhadas gratuitamente em fóruns e grupos na internet, caracterizando pirataria de conteúdo audiovisual.
Esse compartilhamento ilegal possibilita a existência de aparelhos set-top boxes alternativos, conhecidos como "gatonet", que vêm pré-configurados com canais de TV a cabo sem a necessidade de uma assinatura paga. Assim, enquanto o uso de listas de IPTV com canais abertos ou pagos para uso próprio é legal, o compartilhamento de listas com canais pagos é ilegal.
Quais IPTVs posso assinar e que cuidados devo ter?
Certificar-se de que sua internet tem boa qualidade e de que seu dispositivo é compatível com o aplicativo do serviço da sua escolha são pontos fundamentais. Mas o mais importante é fazer uma pesquisa antes de realmente assinar um serviço de IPTV. Para ajudar, trazemos abaixo uma listas com alguns IPTVs confiáveis e que merecem sua pesquisa.
Pagos
- Kodi
- DGO
- Claro Box tv
- Multi+
- Globoplay
- Zapping Brasil
Gratuitos
- Pluto TV
- Plex TV
- Soul TV
- Samsung TV Plus
- LG Channels
- rlaxx TV
Falamos de algumas dessas plataformas no nosso artigo sobre aplicativos para assistir a filmes e séries grátis agora mesmo.
Cada um deles tem uma proposta diferente, lista de canais e conteúdos on-demand variados e preços que vão desde "mais barato que um streaming" a "bem mais caro". Então o ideal é pesquisar e entender qual poderia ser mais apropriado para cada um.
FIQUE POR DENTRO!