A NASA finalizou os testes de seu traje espacial de próxima geração que será usado em futuras missões na Estação Espacial Internacional (ISS).
Nessa semana, a agência espacial reportou que concluiu os testes de funcionalidade e ajustes do sistema de vestimenta pressurizada do traje. Para isso, o equipamento foi colocado a bordo de uma aeronave de microgravidade, que permite breves períodos de ausência de peso.
Como explica a NASA em comunicado, o piloto do veículo criou condições de ausência de peso por cerca de 20 segundos e realizou movimentos parecidos com os de uma montanha-russa.
Dessa forma, os cientistas e engenheiros podem simular um ambiente gravitacional semelhante ao espaço para testar e realizar experimentos científicos com o traje.
O equipamento é desenvolvido pelas empresas Collins Aerospace, ILC Dover e Oceaneering. A equipe da Collins foi responsável por validar o desempenho do traje no ambiente de microgravidade, suporte para diferentes tamanhos de astronautas e tarefas de tripulação, como explicou o gerente geral de Sistemas Espaciais da empresa, Peggy Guirgis.
“O teste bem-sucedido sinaliza que estamos um passo mais perto de sustentar a vida humana no espaço com o traje espacial mais avançado até agora.
O design da roupa de pressão da ILC Dover aproveita décadas de inovação e experiência para acomodar mais astronautas do que nunca, garantindo a segurança e o conforto da próxima geração de exploradores espaciais.”
- Rob Reed , presidente de Soluções Espaciais e de Engenharia da ILC Dover - empresa de fabricação de trajes espaciais.
Esse traje avançado é desenvolvido para apoiar a manutenção e operações da ISS e será uma ferramenta importante para os astronautas da NASA e de outras agências que estão realizando pesquisas científicas na estação espacial.
SAIBA MAIS!
- Histórico! Cosmonauta russo bate recorde de permanência no espaço
- Descoberta em Marte: Rover Mars Express revela reservas subterrâneas de gelo
- Virgin Galactic perde peça em voo espacial; Empresa e FAA abrem investigação