Em uma época de forte crescimento de streamings e redes sociais com constante produção de conteúdo, as plataformas têm duas possibilidades principais para gerar receita: assinaturas ou anúncios. Já contando com anúncios, o TikTok parece ser o próximo a aderir também aos planos de assinaturas.
Segundo informação publicada pelo site Android Authority, um código encontrado no aplicativo da plataforma indica que a empresa deve testar seu plano de assinatura mensal muito em breve.
Opção de uso gratuito com anúncios seguirá disponível
A página Android Authority compartilhou uma captura de tela do que parece ser a oferta do plano mensal do TikTok nos Estados Unidos. Conforme é possível ver acima, usuários que desejarem não ver anúncios podem optar por pagar um valor mensal de US$4,99.
A princípio, poder navegar pelos vídeos de seus criadores favoritos sem anúncios parecer ser o único benefício da assinatura. Vale destacar também que a opção de seguir utilizando o TikTok gratuitamente, com anúncios, seguirá disponível.
No print acima, é possível ver o aviso de que os anúncios são personalizados a partir da atividade do usuário no TikTok e de dados de outras páginas, mas apenas se o a pessoa tiver concordado com o compartilhamento de dados em seu dispositivo.
Embora se afaste das estratégias de monetização do TikTok - parcerias publicitárias e compras no aplicativo - o formato de assinatura não é exatamente inesperado ou novo entre as plataformas de conteúdos e redes sociais. Um exemplo bem sucedido de aplicação do modelo é o YouTube Premium, que também retira os anúncios dos vídeos.
O TikTok não confirmou a informação e nem é possível saber com certeza se, depois de possíveis testes, o formato será viável para a plataforma. Por isso, também não há previsão de data para as assinaturas começarem.
SAIBA MAIS!
- Grupo TIM lança versão moderna de orelhões com vários serviços na Itália
- Próxima grande atualização do Apple Watch Ultra será display MicroLED
- Samsung fará grande lançamento no dia 4 de outubro (Galaxy S23 FE vem aí?)
- Inteligência Artificial poderá evitar erros em cirurgias cerebrais