Com o rápido crescimento dos recursos de Inteligência Artificial, já é possível criar vídeos e áudios extremamente realistas. Para manter a transparência quanto às mídias compartilhadas em sua plataforma, o TikTok anunciou um recurso para que os criadores possam declarar quando seus conteúdos foram criados com IA.
Além disso, a popular rede social de vídeos também vai começar a testar outras formas para identificar e rotular automaticamente conteúdos gerados por IA. A ideia é evitar que vídeos ou áudios produzidos por Inteligência Artificial não confundam ou enganem os espectadores.
Ferramenta deve auxiliar criadores a cumprirem a política sobre mídias criadas com IA
Desde que a tecnologia IA começou a se expandir para diferentes áreas de criação midiática, o TikTok atualizou sua política de uso para abranger regras quanto à mídia sintética.
De acordo com a atualização, os produtores de conteúdo devem rotular de alguma forma suas mídias caso elas possuam imagens, áudio ou vídeos criados por IA. Conteúdos realistas e deepfakes criados por IA que não estejam rotulados de alguma forma estão sujeitos a serem removidos.
Atualmente, contudo, os usuários precisam fazer isso por meio da legenda dos conteúdos ou inserindo obervações em texto no espaço do vídeo. Com a nova ferramenta do TikTok, os criadores terão a opção de já rotularem seus conteúdos criados ou editados com IA no momento do upload à plataforma.
Por este motivo, a ferramenta vai manter a transparência ao mesmo tempo em que ajuda os usuários da rede social a cumprirem a nova política de uso. O TikTok declarou ainda que não exigirá que os criadores rotulem vídeos anteriores ao lançamento da ferramenta.
Para o desenvolvimento dos rótulos, o plataforma consultou seus Conselhos Consultivos de Segurança e especialistas do setor, como o Dr. David G. Rand do MIT, cuja pesquisa avaliou como os usuários respondem a diferentes versões de rótulos de IA.
O recurso de rótulos de IA começará a ser lançado hoje, mas é possível que os usuários só passem a ver os rótulos após a implementação ser concluída.
TikTok começa a testar esta semana recurso para detectar e rotular automaticamente IA
Além de contar com o bom senso de seus usuários, o TikTok também vai implementará uma ferramenta para detectar e rotular automaticamente qualquer conteúdo criado por IA. O recurso, inclusive, já começará a ser testado esta semana, inserindo o rótulo "gerado por IA" aos vídeos e áudios que usar a tecnologia.
Nesta fase inicial, a plataforma declarou que vai testar diferentes modelos de detecção de IA. Além disso, o TikTok está avaliando parcerias para ajudar nesta ferramenta de detecção.
Mas se o TikTok vai exigir transparência de seus usuários, ele também precisa oferecer. Ciente disso, a plataforma também vai renomear quaisquer filtros ou efeitos que usem IA, incluindo "Ai" em seus títulos. As novas diretrizes devem ser aplicadas aos criadores da Effect House.
TikTok colabora para melhores práticas da indústria para transparência de IA desde fevereiro
Em fevereiro deste ano, o TikTok firmou compromisso com a Parceria sobre Práticas Responsáveis de IA para Mídia Sintética, um código de melhores práticas da indústria para transparência de IA e inovação responsável. A atualização de suas diretrizes e as novas ferramentas fazem parte das iniciativas da rede social em torno disso.
Já por meio da parceria com a organização sem fins lucrativos Digital Moment, iniciada em agosto, o TikTok vai organizar mesas redondas para discutir perspectivas sobre os avanços da IA online com jovens.
Neste âmbito educacional, o TikTok também anunciou que vai lançar vídeos e outros recursos de alfabetização midiática nas próximas semanas, com o objetivo de auxiliar seus usuários a compreender melhor a IA.
A prática de rotular vídeos de IA já está se tornando comum entre grandes plataformas. Tanto o Google como a Open IA, responsável pelo chatbot ChatGPT, já anunciaram o desenvolvimento de recursos de IA. E outras plataformas não devem demorar a criar o recurso também, principalmente em meio à pressão da União Europeia para lutar contra a desinformação.
FIQUE POR DENTRO!
- Neuralink iniciará testes em humanos de implante cerebral para paralisia
- Brasileira passa em 10 universidades internacionais com carta da NASA
- Pessoas que trabalham em homeoffice ‘reduzem emissões em 54%’ segundo estudo
- Chatbot Bard agora pode encontrar informações nos seus Gmail, Docs e Drive