TikTok lança alertas AMBER para ajudar na localização de crianças desaparecidas

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O TikTok, em parceria com o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (NCMEC), implementou um recurso que exibe alertas AMBER diretamente no feed "Para Você" dos usuários nos Estados Unidos. Essa iniciativa vai ampliar a disseminação de informações sobre crianças desaparecidas, utilizando a vasta base de usuários da plataforma para auxiliar nas buscas.

solen-feyissa tiktok alertas amber
Divulgação de alertas é muito importante em redes sociais (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)

Os alertas AMBER são emitidos em casos graves de desaparecimento infantil e incluem detalhes como nome, idade, descrição física da criança e informações sobre o possível sequestrador e veículo utilizado. Tradicionalmente, esses alertas são enviados por meio de dispositivos móveis, interrompendo configurações padrão de áudio e vibração para garantir que a mensagem seja recebida imediatamente.

Testes com sucesso

Durante um programa piloto realizado no Texas, de agosto a dezembro de 2024, o TikTok testou a integração dos alertas AMBER na plataforma. Nesse período, os alertas receberam mais de 20 milhões de visualizações e direcionaram 2,5 milhões de visitas ao site do NCMEC, demonstrando o potencial do aplicativo em mobilizar a comunidade para causas urgentes.

solen-feyissa tiktok alertas amber 2
Redes podem ajudar muito em situações emergenciais (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)

Com a expansão nacional desse recurso, os usuários do TikTok nos EUA receberão estes alertas em seus feeds, desde que estejam na área de busca designada pela polícia local. Esses alertas conterão fotos da criança desaparecida, descrições detalhadas, última localização conhecida e outras informações relevantes que possam auxiliar na localização.

Colleen Nick, CEO da Morgan Nick Foundation, enfatizou a importância dessa iniciativa:

"O tempo é crucial quando uma criança desaparece. Usar plataformas como o TikTok permite que as comunidades espalhem rapidamente informações vitais e ajudem a localizar crianças desaparecidas."

"Após um piloto bem-sucedido no Texas, essa expansão nacional permitirá que mais comunidades aumentem a conscientização e tragam crianças desaparecidas para casa rapidamente. Crianças preciosas contam conosco para fazer tudo o que pudermos para resgatá-las."

Colleen Nick, Morgan Nick Foundation

Outras plataformas de mídias sociais já integraram sistemas semelhantes. Em 2022, o Instagram lançou um recurso que exibe alertas AMBER no feed dos usuários, ajudando autoridades locais em casos de desaparecimento. No Brasil, uma parceria entre o Ministério da Justiça e a Meta implementou um sistema similar, enviando avisos com fotos e descrições de crianças desaparecidas para usuários do Facebook e Instagram próximos ao local do desaparecimento.

A integração dos alertas AMBER no TikTok é um avanço significativo na utilização das redes sociais para causas sociais, ampliando o alcance das informações e potencializando as chances de localizar crianças desaparecidas de forma rápida e eficaz.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: