Threads vai lançar recurso Trending Topics e acirra concorrência com X

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Em meio às decisões polêmicas de Elon Musk para o X, antigo Twitter, a Meta lançou o Threads como uma rede similar alternativa e concorrente. Mas os recursos da nova plataforma de Mark Zuckerberg ainda não pareciam alcançar as ferramentas do saudoso Twitter. Será que a chegada do Trending Topics pode mudar isso?

Sim, o recurso de Tendências, que lista os tópicos que estão sendo mais discutidos da rede, está chegando ao Threads. E a informação vazou após um funcionários do Threads acidentalmente publicar um print do recurso.

Trending topics vêm aí!

threads
Imagem: Reprodução / Threads

Ainda não se sabe se a ferramenta que mostra os assuntos mais falados do momento também se chamará Trending Topics no Threads. Porém, trata-se do mesmo recurso que já vimos por tanto tempo no Twitter.

Conforme é possível ver acima, a informação foi descoberta pelo usuário do X William Max, que viu o momento em que um funcionário do Threads publicou a captura de tela acima por acidente, no último fim de semana.

O usuário suspeita que a intenção do profissional era compartilhar o print em um feed interno apenas para outros funcionários da Meta.Em resposta à postagem de Max, há até quem diga que já consegue visualizar o recurso em sua conta.

Sem mais imagens até o momento, a ferramenta de Tendências do Threads não parece trazer outras categorias de listas, como Esportes, Entretenimento, Notícias, etc. Até seu lançamento oficial, porém, isso pode mudar.

Outras ferramentas e recursos que o Threads já implementou

threads versus X
Threads já lançou outros recursos para competir com o X (Imagem. Shutterstock / Prathmesh T)

Logo que foi lançado, em julho, o Threads se tornou a plataforma a ganhar mais usuários mais rapidamente da história, atingindo 100 milhões de inscritos em pouco tempo. Contudo, a falta de recursos com a qual os internautas se depararam parece indicar que a nova rede foi lançada precocemente.

Desde então, a rede sofreu um declínio. De acordo com dados da Similarweb, o uso de aplicativos Android da Threads caiu de 49,2 milhões em 7 de julho para 10,3 milhões um mês depois. Mas Zuckerberg não parece querer desistir ainda do Threads (e Elon Musk segue tomando decisões polêmicas sobre o X, então a janela de oportunidade ainda não desapareceu).

Até o momento, o Threads já lançou vários novos recursos, como suporte para feed cronológico, um aguardado aplicativo para web, possibilidade de troca fácil de perfil, recurso para ver postagens curtidas e suporte para pesquisa.

Segundo as métricas do data.ai, em agosto o Threads tinha 135 milhões de usuários ativos mensais globais, enquanto o X ainda soma 666 milhões. Mas as mudanças no X seguem acontecendo, e parecem continuar a "espantar" usuários e anunciantes.

No começo deste mês, o X revelou planos de criar três categorias de planos pagos. E ainda em setembro, Musk falou sobre o plano de tornar a plataforma totalmente paga, como única forma de combater bots.

As novas formas de captar receita, porém, seriam uma alternativa à queda de anunciantes pela qual o X vem passando. Segundo informações da empresa de análise de anúncios Guideline, a redução média anual de anunciantes na rede supera os 50%.

Atualmente, segundo um relatório da União Europeia, o X é a rede social com maior taxa de desinformação e notícias falsas. E esta é uma das principais razões para a saída de anunciantes e também de vários cientistas que usavam a plataforma.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: