Em comemoração aos dois anos de operação do Telescópio Espacial James Webb, a NASA divulgou imagens impressionantes do planeta Urano, destacando seus anéis e luas.
O telescópio capturou detalhes dos anéis internos e externos de Urano, incluindo o anel Zeta, que é extremamente tênue e difuso, situado mais próximo do planeta.
Urano, o sétimo planeta do Sistema Solar, é quatro vezes maior que a Terra e possui uma atmosfera composta principalmente de hidrogênio e hélio, além de quantidades significativas de água, amônia e metano.
As novas imagens do James Webb, capturadas na faixa infravermelha, revelam um "mundo de gelo estranho e dinâmico, repleto de características atmosféricas", conforme descreve a NASA.
A fotografia mostra nove das 27 luas conhecidas de Urano, incluindo algumas pequenas entre os anéis. Esses detalhes, especialmente do anel Zeta, serão valiosos para o planejamento de possíveis missões futuras a Urano, afirma a agência espacial em comunicado.
Desde o seu lançamento em 25 de dezembro de 2021, o Telescópio Espacial James Webb tem proporcionado diversas imagens fascinantes do cosmos, consolidando-se como o telescópio mais poderoso do mundo até o momento.
VEJA TAMBÉM:
- Empresas anunciam a maior rede de Wi-Fi 5G na América Latina
- Vazamento revela (bom) desempenho do suposto novo chipset da Samsung
- iPhone SE 2016: Apple classifica modelo como ''vintage'' (limitando suporte e reparos)