Tecnologia salvando vidas: nadador é resgatado graças ao Apple Watch

 William Schendes
William Schendes

Rick Shearman, um experiente nadador oceânico de 49 anos de Nova Gales do Sul, na Austrália, foi salvo por seu Apple Watch após ficar preso em uma corrente oceânica que o arrastava para longe da terra.

Como relatou o Apple Insider, o nadador estava surfando na praia Tallow quando foi atingido por ondas fortes que o afastaram da costa.

Ele conta que levou algumas pancadas na cabeça, ficou preso debaixo d'água por um tempo e começou a entrar em pânico. Então, após desistir de evitar as ondas, Shearman lembrou da função de emergência de seu Apple Watch.

Enquanto nadava, ativou a função SOS no smartwatch e ligou para o número de emergência da Austrália. Após conseguir realizar a chamada, ficou em linha com a equipe de emergência por uma hora, atualizando os profissionais sobre sua localização.

A equipe de emergência enviou um helicóptero para o local e conseguiu identificar Shearman e resgatá-lo.

Nadador oceânico é salvo por Apple Watch
(Imagens: Divulgação/ Apple ; Surf Life Saving NSW)

Jimmy Keogh, da equipe de resgate Surf Life Saving Far North Coast, disse em entrevista à ABC North Coast que o Apple Watch teve um papel fundamental no resgate, considerando as condições de Shearman.

“A área de busca pela pessoa na água, com as condições que tínhamos, teria sido bem substancial, envolvendo várias agências e poderia ter durado dias.”

Shearman concordou, dizendo que, se não pudesse acessar a função em seu relógio, provavelmente “estaria flutuando em algum lugar em águas internacionais agora”. “É incrível que eu tenha conseguido usar essa tecnologia para salvar minha vida”, completou.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: