Tchau, Google! Huawei anuncia seu próprio sistema operacional

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Enquanto Apple e Google seguem numa competição acirrada entre seus sistemas operacionais iOS e Android, a Huawei decidiu trilhar um caminho independente. A fabricante chinesa deixou o Android para trás e anunciou o Harmony OS Next, seu sistema operacional próprio.

Harmony OS Next vai exigir novas versões de aplicativos

Harmony OS
Imagem: Divulgação / Huawei

O retorno da Huawei ao mercado de smartphones, após um tempo tendo problemas com os Estados Unidos, tem sido triunfante. Atualmente, a marca tem vários dos seus modelos mais recentes no topo de rankings de melhores smartphones de plataformas como DxoMark. O movimento, contudo, de lançar um sistema operacional independente é um tanto quanto arriscado.

Anunciado na Huawei Developer Conference 2024 (HDC 2024), o novo HarmonyOS Next não tem qualquer núcleo do Android Open Source Project. Isso significa que APKs e aplicativos para iOS e Android não são compatíveis com o HarmonyOS, que realmente figura como um sistema operacional novo no mercado.

Por este motivo, a Huawei já liberou a versão beta do Harmony OS Next para desenvolvedores na China que desejem desenvolver versões de seus aplicativos especificamente para o novo sistema operacional. O Harmony OS Next, inclusive, é multiplataforma e será aplicado a diferentes dispositivos Huawei, embora a apresentação tenha focado nos smartphones.

HarmonyOS pode melhorar desempenho em até 30%

Apesar de parecer um risco, os planos para lançar o HarmonyOS parecem fazer parte de toda a estratégia de retorno da Huawei. De acordo com o anúncio da marca, o novo sistema operacional vinha sendo desenvolvido nos últimos 5 anos. Neste período, foram concebidos arquitetura, modelo de linguagem grande, estrutura de programação, mecanismos multimédia e gráficos.

Ainda sem divulgar todos os detalhes em termos de recursos e novas funções, a Huawei adiantou apenas que o HarmonyOS Next melhora o desempenho dos dispositivos em cerca de 30% e consegue fornecer uma conectividade 3x mais rápida em dispositivos Huawei.

Uma redução de 20% do consumo de energia e um núcleo de segurança e privacidade designado por Star Shield também estão entre as novidades. Os recursos de Inteligência Artificial generativa, por sua vez, incluem gerar imagens e otimizar som para usuários com problemas na fala.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: