A Japan Mobility Show 2023 tem início na próxima quinta-feira (26), e a Suzuki já adiantou um pouco das novidades que deve apresentar na ocasião. E a montadora japonesa decidiu ir além dos automóveis e vai trazer a público um conceito radical que pode mudar o futuro da mobilidade urbana: o MOQBA.
Sigla para "Modular Quad Based Architecture" (Arquitetura Modular Baseada em quatro rodas, em tradução livre), o MOQBA é um pequeno veículo elétrico com quatro pernas articuladas e quatro rodas e estrutura capaz de superar obstáculos como escadas.
A versatilidade do MOQBA
Embora lhe confira um ar de filme de ficção, a arquitetura modular do MOQBA faz com que este VE tenha diferentes aplicações no futuro da mobilidade urbana. O público-alvo inicial, por exemplo, são pessoas que lidam com problemas de locomoção com os obstáculos de grandes centros urbanos.
O design do MOQBA inclui assento e guidão, como um quadriciclo comum, e pode acoplar diferentes acessórios de acordo com o uso que se deseja dar ao veículo. Ou seja, conforme explica a Susuki, o MOQBA pode servir para deslocamentos diários, como veículo de serviço de entregas, como cadeira de rodas, como carrinho de compras, etc.
"Ao combinar o chassi base com acessórios, a variação da carroceria pode ser alterada em três modos: modo Cadeira, modo Em Pé e modo Maca. Por meio desses modais, contribui com a sociedade local não apenas proporcionando a liberdade de transporte, mas também como uma mobilidade que transporta pessoas e objetos em locais onde os carros dificilmente conseguem passar em caso de situações como emergência", detalhou a Suzuki em seu site oficial.
Até o momento, o MOQBA se trata de um veículo conceitual e, até sua apresentação, não devemos ter maiores detalhes sobre suas especificações. Contudo, a Suzuki apresenta o pequeno VE com a expectativa de que ele possa ser o futuro da mobilidade urbana.
FIQUE POR DENTRO!
- Apple cria maneira de atualizar iPhones nas lojas sem tirá-los das caixas
- Projeto do Instituto Mauá permite que deficientes visuais acompanhem jogos de futebol
- Intel anuncia 14ª geração de processadores Core