Quando falamos de eletrônicos, temos que ressaltar que muitos dispositivos têm uma vida útil, e ao final devemos fazer o descarte de maneira correta. Pensando nisso, a estratégia de sustentabilidade da LG no Brasil, intitulada "Conscientizar para Reciclar", destaca parcerias cruciais com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE).
Durante os meses de setembro e outubro de 2023, a ABREE realizou campanhas em três cidades de São Paulo e uma no Tocantins, visando educar e mobilizar a população local para o descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos.
A LG enfatiza a importância do descarte adequado de produtos, não apenas para cumprir as regulamentações de logística reversa, mas também para conscientizar colaboradores e consumidores sobre os benefícios da reciclagem. Sonah Lee, head de Marketing e ESG da LG Brasil, destaca a necessidade de envolver todos os stakeholders nesse processo.
Crescimento na reciclagem
De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, desde a implementação do Decreto Federal (10.240/2020) de logística reversa, o Brasil testemunhou um aumento significativo na quantidade de resíduos eletroeletrônicos coletados, chegando a mais de 500% em comparação com 2019.
Atualmente, o estado de São Paulo conta com mais de 800 pontos de recebimento de lixo eletrônico, além de espaços de coleta em mais de 1,3 mil municípios brasileiros. No entanto, Sonah Lee ressalta que o sucesso desse ciclo de reciclagem depende também da conscientização e do engajamento da população.
A LG, alinhada com sua gestão global de ESG, vem promovendo um ecossistema circular em todo o mundo. Em 2022, a empresa recuperou quase meio milhão de toneladas de lixo eletrônico de 52 países. Além disso, mais de 32 mil toneladas de plásticos reciclados foram utilizadas em seus produtos, representando um aumento significativo em relação a 2021.
FIQUE POR DENTRO!
- Samsung anuncia seus novos celulares intermediários Galaxy A35 e A55; confira as especificações
- Warner anuncia que MultiVersus será lançado dia 28 de maio
- Golpe do falso emprego via WhatsApp: Grandes empresas são utilizadas como iscas