Em agosto de 2023, a empresa cearense Vertical Connect surpreendeu o Brasil ao anunciar o seu projeto de carro voador, apenas um mês após a Embraer também anunciar seus planos no mercado. Agora, a startup com fábrica em Itaitinga avisou que os primeiros veículos já devem chegar este ano.
E tem mais novidades: o projeto Gênesis, da Vertical Connect, vai trazer não um, mas seis diferentes modelos de eVTOL (veículo elétrico de pouso de decolagem vertical a partir do 2º semestre de 2024, para diferentes usos.
Conheça os 6 modelos de eVTOL da Vertical Connect
De modo geral, o eVTOl Gênesis tem uma estrutura de 5 metros de comprimento, 4,8 metros de largura e 1,40 metro de altura. Com suas 8 hélices e 8 motores elétricos, é totalmente elétrico e e autônomo.
Tem capacidade para voar em uma altitude de até 1.640 pés (mais ou menos 500 metros), a uma velocidade máxima de 130 km/h por um período de tempo de até 60 minutos.
GX-AB
Projetado para auxiliar na irrigação de campos, será o primeiro eVTOL lançado.É equipado com 2 suportes de irrigação e tem capacidade para carregar até 200 litros.
GX-H
Projetado para servir de ambulância aérea, comporta duas pessoas e uma maca hospitalar.
GX-F
Projetado para combater incêndios, tem capacidade para transportar até 200L de água.
GX-P
Projetado para monitoramento policial online, proporciona agilidade e eficiência no policiamento de grandes áreas urbanas.
GX-L
Projetado para entregas de carga por empresas de logística, tem capacidade para 560 kg.
G-X1
Projetado para transportar até 2 pessoas. O G-X1, considerado o modelo mais simples, deve ter preço na casa dos US$ 2 milhões, aproximadamente R$ 9,7 milhões, na conversão direta.
O projeto Gênesis conta com a parceria da Associação Brasileira de eVTOL (ABRAEVTOL), do Banco do Nordeste, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Governo Federal do Brasil.
FIQUE POR DENTRO!