STALKER 2: Heart of Chornobyl foi lançado nesta quinta-feira (20) para Xbox Series X|S e o PC, e o jogo já acumula uma série de avaliações positivas da crítica especializada. No agregador de notas Metacritic, o aguardado título da desenvolvedora GSC Game World alcançou uma pontuação de 74/100 no PC e 80/100 no Xbox Series X|S, com status "Geralmente Favorável".
Apesar da média do jogo estar positiva, o STALKER 2 dividiu opiniões entre os críticos. Enquanto muitos veículos classificaram o jogo na faixa dos 80 a 90, alguns avaliadores apontaram falhas que resultaram em notas mais baixas, chegando até 40.
As análises elogiam aspectos como o mundo aberto imersivo, o sistema de sobrevivência desafiador e sua história descrita como “interessante” e “rica”. Por outro lado, críticas surgiram sobre bugs e problemas de desempenho, que devem ser parcialmente corrigidos em atualizações futuras. Também há avaliações criticando problemas de combate e o design de mundo aberto do game.
Confira algumas avaliações da crítica especializada sobre STALKER 2: Heart of Chornobyl:
Hardcore Gamer (100/100):
“Stalker 2 é nada menos que um milagre. Desenvolvido pelo estúdio ucraniano GSC Game World ao longo de sete anos em meio a uma pandemia e uma guerra — entre muitos outros desafios — Stalker 2 é um trabalho de amor e o melhor tipo de sequência que alguém poderia esperar. Enquanto muitas franquias de longa duração se afastaram de suas raízes em uma tentativa (frequentemente equivocada) de atrair o maior número possível de jogadores, Stalker 2 conhece bem seu público principal e entrega exatamente o tipo de jogo que esperávamos.”
Game Rant (90/100):
“No geral, Stalker 2: Heart of Chornobyl é realmente algo especial. Não é perfeito, mas consegue ter sucesso em algumas áreas importantes em que muitos outros jogos falham. Seu mundo aberto é um dos melhores em que já estive há algum tempo, mas sua narrativa moralmente cinzenta baseada em escolhas também é algo que vale a pena escrever para casa, com a imensa quantidade de poder do jogador que oferece. O combate de Stalker 2 é desafiador e emocionante, e quase nunca há um momento de tédio enquanto os jogadores exploram a Zona. Contanto que os jogadores consigam ignorar algumas de suas manchas que são indiscutivelmente ofuscadas por seus melhores recursos, eles encontrarão uma experiência memorável e valiosa em Stalker 2: Heart of Chornobyl.”
PC Gamer (83/100):
" Sim, há muitos bugs, então talvez seja melhor esperar um pouco antes de mergulhar, e sim, a mecânica abrasiva pode desanimar algumas pessoas. Mas é ótimo estar de volta à Zone depois de mais de uma década longe, e descobrir que ela não sacrificou as coisas que a tornaram tão especial todos aqueles anos atrás."
"Assim como antigamente, problemas de desempenho e bugs não impedem que o coração louco e maravilhoso de Stalker brilhe."
VG247 (80/100):
“Fazer jogos é difícil, de qualquer forma, e o fato de que a equipe foi capaz de montar um pacote como este que é tão sério, tão apaixonado em sua revisita de um mundo consagrado na história dos jogos de PC, é mais do que impressionante. É um feito admirável que espero que não passe despercebido pela multidão de jogadores em geral que não sabe muito sobre os jogos fora do tempo em que os joga. Eu recomendaria Stalker 2 para fãs da série Stalker, obviamente, e para qualquer um que ame jogos FPS de mundo aberto e ficção científica distinta. O bom é que está disponível no Game Pass, então você pode pagar menos do que o preço total e experimentá-lo.”
VGC (40/100):
“Stalker 2 pode ser um ótimo jogo em alguns anos, mas o que é apresentado no lançamento é uma bagunça técnica que não capitaliza suas melhores ideias. Histórias paralelas envolventes e um cenário brilhante fazem muito do trabalho pesado, mas no lançamento Stalker 2 não é uma aventura que recomendamos totalmente embarcar.”
Se você está curioso, o jogo está disponível no Game Pass Ultimate e PC, permitindo experimentá-lo sem pagar o preço total.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de Windows Central.
VEJA TAMBÉM!