SpaceX vai lançar serviço de telefonia via satélite em 2024

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

A Space X anunciou que vai lançar um serviço de telefonia via satélite em 2024, por meio do seu projeto Starlink. Compatível com celulares com LTE (Long Term Evolution; tecnologia de rede móvel), o “Starlink Direct to Cell” promete uma qualidade de conexão muito mais avançada.

Starlink Direct to Cell promete funcionar "onde quer que você possa ver o céu"

Starlink
Imagem: Reprodução / Starlink

Sob o comando do empresário bilionário Elon Musk, a empresa de sistemas aeroespaciais, transporte espacial e comunicações Space X desenvolve o Starlink, um projeto (e uma empresa) para implementar um novo sistema de comunicação baseado na internet.

Para tanto, a Starlink visa à criação de constelações de satélites para desenvolver uma plataforma de baixo custo e alto desempenho para transceptores terrestres. Já oferecendo serviço de internet para grandes empresas, o projeto agora promete substituir operadoras de telefonia convencionais com o Starlink Direct to Cell.

Starlink
"Os satélites Starlink com capacidade Direct to Cell possuem um modem eNodeB avançado integrado que atua como uma torre de celular no espaço, permitindo integração de rede semelhante a um parceiro de roaming padrão." (Imagem: Reprodução / Starlink)

O novo serviço de telefone via satélite permitirá que dispositivos com LTE realizem chamadas de voz e troca de dados com outros aparelhos de todo o mundo, tudo com a segurança da conexão via satélite.

"O Direct to Cell funciona com telefones LTE existentes onde quer que você possa ver o céu. Nenhuma alteração no hardware, firmware ou aplicativos especiais é necessária, fornecendo acesso contínuo a texto, voz e dados", afirmou a Space X no anúncio do novo serviço.

Ainda não há detalhes acerca da velocidade de banda larga que deve ser fornecida pelo Starlink Direct to Cell.

Qual a previsão de chegada do serviço

Segundo informa o anúncio do Starlink Direct to Cell, o serviço será lançado gradualmente em 2024. A princípio, o seu uso permitirá o envio de mensagens de texto. Estima-se que no ano seguinte, recursos de voz, dados e funções IoT (Internet das Coisas) sejam implementadas.

Até o momento, a SpaceX conta com parceria com seis provedores de telefonia para lançar o serviços em diferentes países: T-Mobile (Estados Unidos), Rogers (Canadá), DDDI (Japão), Optuds (Austrália), One NZ (Nova Zelândia) e Salt (Suíça).

SAIBA MAIS!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: