A SpaceX realizou hoje o quarto teste de voo do veículo Starship. O lançamento ocorreu às 8:50 da manhã ET (9h50 no horário oficial de Brasília) e a separação do foguete Super Heavy booster aconteceu sem problemas.
Enquanto o Starship continua sua trajetória em direção ao Oceano Índico, uma transmissão ao vivo da SpaceX mostrou o booster executando uma queima de pouso e descendo suavemente no Golfo do México, conforme planejado.
Às 9:42 da manhã ET (10h42 em Brasília), a transmissão voltou a exibir imagens do Starship durante a reentrada. Você pode assistir pelo perfil da SpaceX na plataforma X (antigo Twitter) ou por streams de terceiros, como o canal NASASpaceflight, que transmite próximo ao local de lançamento.
O objetivo principal deste quarto teste de voo é demonstrar a capacidade de retorno e reutilização do Starship e seu Super Heavy booster. Isso requer que a espaçonave sobreviva à fase de reentrada na atmosfera da Terra, onde se desintegrou durante o último teste.
Este lançamento se baseia nas lições aprendidas durante o voo de março, no qual a nave conseguiu lançar-se no espaço e cumprir vários objetivos antes de perder o contato.
A SpaceX informou que realizou várias atualizações de hardware e software para resolver problemas anteriores. O terceiro teste de voo foi o mais bem-sucedido até agora, com os dois primeiros terminando em explosões logo após a decolagem.
Se tudo correr conforme o planejado desta vez, veremos uma entrada controlada do Starship com um pouso no Oceano Índico, enquanto o Super Heavy booster deve realizar uma queima de pouso e descer suavemente no Golfo do México.
FIQUE POR DENTRO!