SpaceX faz o melhor lançamento da Starship, a nave espacial mais potente já construída

 William Schendes
William Schendes

A SpaceX realizou o terceiro lançamento de sua nave espacial Starship nesta quinta-feira (14) nas instalações da empresa em Boca Chica, Texas (Estados Unidos). Esse foi o lançamento mais bem-sucedido da nave, sendo que nas decolagens anteriores o veículo não atingiu a altitude esperada.

A nave conseguiu atingir cerca de 8 quilômetros da Terra e completou algumas manobras planejadas. Nos céus, os dois estágios da Starship se separaram após 2 minutos e 45 segundos após a decolagem.

(Imagem: Reprodução/ X)

No vídeo de transmissão abaixo (a partir dos 34 minutos) é possível conferir o lançamento da Starship.

Como reportou a CNN, a nave atingiu velocidades próximas do esperado para colocar o veículo em órbita. Além disso, a empresa obteve exito no teste de “demonstração de transferência de propulsor”, em que o objetivo é mover parte do propulsor da Starship de um tanque para o outro.

Era esperado que o Super Heavy, foguete propulsor, realizasse os preparativos para uma queima de impulso que redirecionaria seu trajeto e após isso, deveria realizar uma nova queima para pousar no Golfo do México. Porém, os motores do Super Heavy não religaram e o foguete se perdeu.

“Não acendeu todos os motores que esperávamos e perdemos o propulsor. Teremos que analisar os dados para descobrir exatamente o que aconteceu, obviamente.”

- Dan Huot, porta-voz da Space X ao Space.

Após a separação, a parte superior da nave continuou voando, mas não conseguiu atingir a órbita da Terra, porém alcançou uma fase de voo suborbital. Nessa fase, a Space X tentou reativar os motores Raptor da nave. Após isso, a expectativa era que a nave caísse no Oceano Índico — cerca de uma hora após o lançamento.

No entanto, a equipe da Space X perdeu o contato com a nave. “Estamos fazendo a ligação agora que perdemos a nave 28. Não tivemos notícias do navio até este momento e então a equipe informou que a nave foi perdida", disse Dan Huot.

SpaceX quer realizar voos ao redor da Lua e chegar até Marte

O projeto Starship, inicialmente chamado de Sistema de Transporte Interplanetário, foi apresentado por Elon Musk em 2016. A visão inclui uma grande nave espacial e um foguete enorme, ambos completamente reutilizáveis, destinados a viagens para Marte e além.

A Starship já atraiu contratos lucrativos, incluindo missões de pouso para o programa Artemis da NASA, voos ao redor da Lua para clientes pagantes e pousar astronautas da Artemis 3 na Lua até 2026. O objetivo final é enviar 1.000 ou mais naves cheias de pessoas para Marte a cada 26 meses, como explica o site Space citando a fala de Elon Musk.

O primeiro teste de voo da Starship aconteceu em 20 de abril do ano passado, porém a nave pegou fogo cerca de quatro minutos após o lançamento. Isso porque os dois estágios da nave não conseguiram se separar depois da decolagem.

Em 18 de novembro, o veículo teve um desempenho melhor e conseguiu atingiu o espaço, mas não alcançou a altitude pretendida por conta de um problema nos motores que causaram a destruição do segundo estágio da nave.

SAIBA MAIS!

  • Ameaça no céu? Retorno de satélites à atmosfera pode esconder perigo
  • NASA e Nikon firmam parceria para desenvolver câmera para usar na Lua
  • Rússia e China planejam central nuclear... na lua!
 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: