SpaceX divulga vídeo impressionante do teste de motor da Starship; veja

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A SpaceX compartilhou imagens impressionantes em câmera lenta de um teste de motor em solo envolvendo a espaçonave Starship, preparando o terreno para seu quinto voo de teste.

O vídeo, divulgado nas redes sociais, mostra os seis motores Raptor da Starship em ação durante um disparo estático. “Visão em câmera lenta dos seis motores Raptor do Starship do Voo 5 durante o disparo estático”, comentou a SpaceX junto ao vídeo.

Slow motion view of Flight 5 Starship’s six Raptor engines during static fire pic.twitter.com/5395Vmq2j4

— SpaceX (@SpaceX) 27 de julho de 2024

Preparativos para o quinto voo de teste

A espaçonave Starship é formada pela parte superior do veículo Starship, que também inclui o primeiro estágio Super Heavy booster. Embora a data do quinto voo de teste ainda não tenha sido definida, relatórios recentes sugerem que ele pode ocorrer já no próximo mês, após o quarto teste realizado em junho.

A força do Super Heavy

Com 33 motores Raptor na base do Super Heavy, gerando 17 milhões de libras de empuxo no lançamento, o veículo Starship é o foguete mais poderoso já construído. O plano da SpaceX é usar este veículo para missões tripuladas e de carga para a Lua, Marte e além. No entanto, ele precisa ser completamente desenvolvido e testado adequadamente antes disso.

Foguetes starship funcionando capa
Motores são os mais potentes já feitos (Imagem: SpaceX)

Histórico de testes

O primeiro voo de teste da Starship ocorreu no ano passado na base da SpaceX em Boca Chica, Texas, mas terminou poucos minutos após o início, quando o primeiro e o segundo estágios não se separaram. O segundo teste conseguiu a separação dos estágios antes de ambos explodirem no ar.

Os testes terceiro e quarto mostraram melhorias significativas no desempenho do foguete, com ambos os voos durando mais e atingindo a maioria dos objetivos da missão.

O quinto voo é particularmente aguardado, pois a SpaceX planeja tentar "capturar" o primeiro estágio Super Heavy quando ele retornar após lançar a Starship em órbita. A manobra utilizará braços mecânicos gigantes fixados na torre de lançamento para prender e assegurar o booster ao retornar.

Este método permitirá que a SpaceX reutilize o booster em múltiplas missões, semelhante ao que faz com o booster Falcon 9, reduzindo drasticamente o custo dos voos espaciais, tornando as viagens espaciais mais eficientes e acessíveis.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: