Sora, modelo de IA da OpenAI, cria vídeos impressionantes, mas acesso antecipado é criticado

 William Schendes
William Schendes

Na última terça-feira (26), um grupo chamado “Sora PR Puppets” divulgou que obteve acesso ao Sora, modelo de geração de vídeos da OpenAI, e protestou contra a condução da empresa em seu programa de acesso antecipado.

Conforme reportou o TechCrunch, o vazamento ocorreu por meio de um projeto publicado na plataforma Hugging Face, que utilizava tokens de autenticação do sistema para permitir a geração de vídeos curtos.

Os testadores divulgaram alguns vídeos gerados com o acesso antecipado do Sora. Confira:

OMG OpenAI Sora has been leaked!Free to use now on Huggingface, link in commentIt can be shut down anytime, try it now! It can generate 1080P and up to 10s video! And the results are incredible!9 Examples: pic.twitter.com/rIJJv5TQTo

— el.cine (@EHuanglu) 26 de novembro de 2024

Try it here:https://t.co/gnnkoj0jc2If Sora, it looks like an optimised version. Can generate up to 1080 10-second clips.Suggest duplicating the space (if that works - my test didn't!). One example: pic.twitter.com/npphRJgyrd

— Kol Tregaskes (@koltregaskes) 26 de novembro de 2024

Heres the best one. pic.twitter.com/ecqnf6j88e

— Adnan Ahmad (@BEAST_OFFICIIAL) 26 de novembro de 2024

Conirmed: OpenAI Sora really has been leaked https://t.co/Vh1zzsKgPT pic.twitter.com/mAN1Z4vGsN

— Chubby♨️ (@kimmonismus) 26 de novembro de 2024

O Sora, ainda em fase de testes, permite criar clipes de até 10 segundos com resolução de 1080p a partir de descrições textuais. Porém, poucas horas após o vazamento, o acesso ao modelo foi revogado, supostamente pela OpenAI e pela Hugging Face, que interromperam o funcionamento do software pelo grupo.

O grupo alega que a OpenAI utiliza artistas do programa de acesso antecipado como ferramenta de propaganda, sem compensá-los adequadamente por seu trabalho. Em um comunicado, afirmaram que os participantes realizam atividades como testes de bugs e feedback criativo sem remuneração, enquanto a empresa, avaliada em US$ 150 bilhões, lucra com a iniciativa.

Eles também acusam a OpenAI de restringir a autonomia dos testadores, exigindo aprovação prévia para a divulgação de trabalhos criados com o Sora.

“Não somos contra o uso da tecnologia de IA como uma ferramenta para as artes (se fôssemos, provavelmente não teríamos sido convidados para este programa). O que não concordamos é com a forma como este programa para artistas foi lançado e como a ferramenta está se moldando antes de um possível lançamento público. Estamos compartilhando isso com o mundo na esperança de que o OpenAI se torne mais aberto, mais amigável aos artistas e apoie as artes além de manobras de RP.”

A OpenAI respondeu, afirmando que o programa é voluntário e que oferece benefícios como acesso gratuito à ferramenta e eventos exclusivos.

“O Sora ainda está em fase de pré-visualização de pesquisa, e estamos trabalhando para equilibrar a criatividade com medidas de segurança robustas para uso mais amplo.

Centenas de artistas em nosso alfa moldaram o desenvolvimento do Sora, ajudando a priorizar novos recursos e salvaguardas. A participação é voluntária, sem obrigação de fornecer feedback ou usar a ferramenta. Estamos animados em oferecer a esses artistas acesso gratuito e continuaremos a apoiá-los por meio de subsídios, eventos e outros programas. Acreditamos que a IA pode ser uma ferramenta criativa poderosa e estamos comprometidos em tornar o Sora útil e seguro.”

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: