Na última terça-feira (26), um grupo chamado “Sora PR Puppets” divulgou que obteve acesso ao Sora, modelo de geração de vídeos da OpenAI, e protestou contra a condução da empresa em seu programa de acesso antecipado.
Conforme reportou o TechCrunch, o vazamento ocorreu por meio de um projeto publicado na plataforma Hugging Face, que utilizava tokens de autenticação do sistema para permitir a geração de vídeos curtos.
Os testadores divulgaram alguns vídeos gerados com o acesso antecipado do Sora. Confira:
O Sora, ainda em fase de testes, permite criar clipes de até 10 segundos com resolução de 1080p a partir de descrições textuais. Porém, poucas horas após o vazamento, o acesso ao modelo foi revogado, supostamente pela OpenAI e pela Hugging Face, que interromperam o funcionamento do software pelo grupo.
O grupo alega que a OpenAI utiliza artistas do programa de acesso antecipado como ferramenta de propaganda, sem compensá-los adequadamente por seu trabalho. Em um comunicado, afirmaram que os participantes realizam atividades como testes de bugs e feedback criativo sem remuneração, enquanto a empresa, avaliada em US$ 150 bilhões, lucra com a iniciativa.
Eles também acusam a OpenAI de restringir a autonomia dos testadores, exigindo aprovação prévia para a divulgação de trabalhos criados com o Sora.
“Não somos contra o uso da tecnologia de IA como uma ferramenta para as artes (se fôssemos, provavelmente não teríamos sido convidados para este programa). O que não concordamos é com a forma como este programa para artistas foi lançado e como a ferramenta está se moldando antes de um possível lançamento público. Estamos compartilhando isso com o mundo na esperança de que o OpenAI se torne mais aberto, mais amigável aos artistas e apoie as artes além de manobras de RP.”
A OpenAI respondeu, afirmando que o programa é voluntário e que oferece benefícios como acesso gratuito à ferramenta e eventos exclusivos.
“O Sora ainda está em fase de pré-visualização de pesquisa, e estamos trabalhando para equilibrar a criatividade com medidas de segurança robustas para uso mais amplo.
Centenas de artistas em nosso alfa moldaram o desenvolvimento do Sora, ajudando a priorizar novos recursos e salvaguardas. A participação é voluntária, sem obrigação de fornecer feedback ou usar a ferramenta. Estamos animados em oferecer a esses artistas acesso gratuito e continuaremos a apoiá-los por meio de subsídios, eventos e outros programas. Acreditamos que a IA pode ser uma ferramenta criativa poderosa e estamos comprometidos em tornar o Sora útil e seguro.”
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!